O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está participando da 15ª edição do Encontro Nacional de Educação Matemática (Enem), em Manaus (AM), com 48 alunos e nove professores. O evento iniciou ontem (28) e segue até sexta-feira (1º).
Organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem), o Encontro é considerado o mais importante no âmbito nacional, por congregar professores da Educação Básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da pós-graduação e pesquisadores, discutindo os fazeres múltiplos e complexos da educação matemática, pesquisas e metodologias. A própria Sbem foi fundada na 2ª edição do Encontro, realizado em Maringá (PR) em 1988.
Realizado a cada três anos, a edição atual é realizada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sendo a primeira presencial após a pandemia, tendo a edição de 2022 sido virtual.
Ontem (28), o PPGECM/Unemat lançou três livros durante o evento: ‘Letramento matemático na/para a fase de alfabetização’, organizado pelo professor e pesquisador Márcio Urel; ‘Análise de conteúdo não é só contar palavras’, também organizado por Urel e pelo professor Acelmo de Jesus Brito; e ‘Inteligência artificial em educação matemática’, de autoria dos professores Daise Lago Pereira Souto e José Fernandes Torres da Cunha, da Unemat, e Marcelo de Carvalho Borba, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Márcio Urel, que atua como coordenador do PPGECM e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas (Gepeme), reforça que participar de eventos como o Enem dá ânimo para continuar produzindo e compartilhando conhecimentos para todos professores que ensinam Matemática. “Ontem no lançamento dos nossos dois livros publicados, percebi o quão significativas têm sido as nossas produções científicas. Colegas pesquisadores de todos os cantos do Brasil utilizam nossas obras acadêmicas. Dá um sentimento bom de estar sendo útil e reconhecido pelo trabalho colaborativo desenvolvido pelo Gepeme na Unemat”, conta Márcio Urel.
Além de Urel, também estão presentes o vice-coordenador do PPGECM, William Vieira Gonçalves, e os professores pesquisadores Cleide Aparecida Ferreira da Silva Gusmão, Daise Lago Pereira Souto, Fernando Selleri Silva, João Severino Filho, José Fernandes Torres da Cunha, Maria Elizabete Rambo Kochhann e Minéia Cappellari Fagundes.
Contato:
imprensa@unemat.br