PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Mestrando da Unemat apresenta trabalhos sobre controle de pragas em Congresso Latino-Americano

William Cardoso Nunes destacou alternativas aos agrotóxicos com o uso de óleos essenciais de plantas

Por Diones Krinski (Aluno Jornalismo Unemat/Tangará da Serra)
03/10/2024

Mestrando William e egressa Vanessa representaram a Unemat no Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Entomologia em Uberlândia (MG) (Foto: Diones Krinski (Aluno Jornalismo Unemat/Tangará da Serra))

O biólogo e mestrando William Cardoso Nunes, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGasp) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra, apresentou dois trabalhos científicos como autor principal no 13º Congresso Latino-Americano de Entomologia e 19º Congresso Brasileiro de Entomologia, realizados na cidade de Uberlândia (MG), entre os dia 22 e 26 de setembro. Ambos os estudos estão focados no uso de óleos essenciais de plantas como alternativa ao controle de pragas agrícolas, oferecendo uma possível solução sustentável ao uso de agrotóxicos.

William apresentou estudos focados no uso de óleos essenciais de plantas como alternativa ao controle de pragas agrícolas, oferecendo uma possível solução sustentável ao uso de agrotóxicos (Foto: Diones Krinski)

Durante o evento, William apresentou as pesquisas intituladas 'Atividade ovicida do óleo essencial de Piper arboreum (Piperaceae) sobre ovos do percevejo-marrom Euschistus heros (Pentatomidae)' e 'Efeito ovicida do óleo essencial de frutos de Piper tuberculatum (Piperaceae) sobre ovos da mariposa Spodoptera eridania (Lepidoptera)'. Em ambos os estudos, o mestrando estudou o efeito dos óleos essenciais sobre o estágio de ovo das duas principais pragas da soja, o percevejo-marrom e a lagarta-militar.

Além disso, ele também foi coautor de outro trabalho científico, que testou o óleo essencial da planta Piper divaricatum para o controle das larvas do mosquito Aedes aegypti. As pesquisas de William estão sendo desenvolvidas no Laboratório de Bioprospecção de Produtos Naturais (Labipron), que investiga o uso de óleos essenciais de plantas do cerrado como uma alternativa ao uso intensivo de agrotóxicos.

 

Ex-alunos da Unemat também marcaram presença no evento

Além de William, outros ex-alunos do curso de Ciências Biológicas da Unemat de Tangará da Serra também participaram do congresso, apresentando pesquisas relevantes em suas respectivas áreas.

José Victor Alves Ferreira se formou em Ciências Biológicas na Unemat de Tangará da Serra, fez mestrado no PPGasp da Unemat e, atualmente, é doutorando da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na Bahia. Ele apresentou os trabalhos científicos sobre o efeito da cobertura florestal sobre besouros em agroflorestas de cacau e remanescentes de Mata Atlântica e efeito de matrizes agrícolas sobre a diversidade de abelhas.

Vanessa Cardoso Nunes é irmã de William e também bióloga formada pela Unemat de Tangará da Serra, fez mestrado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, onde continua, agora fazendo seu doutorado em parceria com a Embrapa Uva e Vinho. No congresso, ela também destacou suas pesquisas com o uso de fitoinseticida com óleos essenciais.

 

Texto: Diones Krinski

Edição: Ana Lúcia Andruchak | Nataniel Zanferrari

Revisão: Beatriz Tavares | Cristiano Barreto


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!