Vestibular 2024/1

Mais de 80% dos candidatos inscritos fazem as provas do Vestibular da Unemat

Por Hemília Maia
04/12/2023

(Foto: Hemília Maia)

Do total de 6.633 candidatos inscritos no vestibular por prova da Universidade do Estado de Mato Grosso 5.419 compareceram neste domingo (03/12) e 1.214 faltaram, o que representa uma taxa de ausência de 18,30% apontando uma pequena queda, se comparada a taxa de ausentes do seletivo 2023/2 que foi de 21,48%. Outros  1.578 candidatos participam do processo de ingresso por histórico escolar. Ao todo 6.827 candidatos seguem concorrendo a uma das 2.390 vagas, oferecidas em 60 cursos de graduação da Unemat.

A Diretoria de Gestão de Produção de Provas e Exames (Covest/Unemat) constatou que o processo seletivo transcorreu como o esperado. E até a eliminação de candidatos, durante a prova, por descumprirem algum item previsto em edital, caiu. Dessa vez apenas 21 candidatos foram eliminados, sendo os principais motivos o toque de celular após o início da prova e o porte de aparelho eletrônico na ida ao banheiro.

Neste vestibular, a Unemat trouxe como tema da redação o projeto de lei Marco Temporal que versa principalmente sobre  a demarcação de terras indígenas. Embora o assunto seja destaque na imprensa, os candidatos foram surpreendidos pelo gênero textual pedido. Diferente da costumeira dissertação argumentativa, foi solicitado aos candidatos que produzissem uma carta aberta a um jornal, onde defendessem um ponto de vista sobre o tema. Além da redação, os candidatos fizeram provas objetivas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias.

No ranking dos cursos mais procurados no vestibular 2024/1 permanecem os mesmos cursos do último vestibular, com variações apenas no número de candidatos por vaga. O curso de Medicina, em Cáceres, registrou a média de 129,60 candidatos por vaga, seguido pelo curso de Direito, também em Cáceres, com uma concorrência de 17,25 candidatos/vaga e Direito, em Pontes e Lacerda, com concorrência média de 11,25. A procura pelos cursos de Direito, tanto em Cáceres, quanto em Pontes e Lacerda, foi maior neste certame do que no anterior. 

Mais uma vez o perfil feminino foi maioria no vestibular da Unemat, dessa vez as mulheres representam 62,54% dos candidatos inscritos e os homens 37,46%. E pela primeira vez, a opção pela política de cotas da Universidade foi mais concorrida do que a da ampla concorrência. O percentual de candidatos que optaram pela política afirmativa de ingresso, em que há vagas destinadas para candidatos negros, indígenas, pessoas com deficiência e oriundas de escolas públicas foi de 53,67% e da ampla concorrência de 46,33%.

RESULTADO


Serão selecionados para a correção da prova de redação os candidatos não eliminados no processo seletivo, classificados segundo a ordem decrescente da pontuação na Primeira Fase, no limite de três vezes o número de vagas ofertadas por curso.

O resultado final será divulgado a partir do dia 31 de janeiro. O período letivo terá início em 26 de fevereiro. Todas as informações sobre o Vestibular e seus editais podem ser conferidas em http://vestibular.unemat.br/


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!