MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA

Unemat recebe jovens do Ensino Médio no programa Futuras Cientistas

Futuras Cientistas é um programa nacional do MCTI

Por Danielle Tavares
03/02/2023

Jovens conhecem as diferentes etapas da produção científica (Foto: Derick Victor de Souza Campos e Wilkinson Lopes Lázaro)

Reduzir barreiras para o acesso e permanência de meninas e mulheres nos espaços de ciência. Com esse objetivo, o Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte (Lipan/Unemat) recebeu, para imersão científica de jovens Futuras Cientistas, estudantes do 2º e 3° anos do Ensino Médio, da Escola Estadual Onze de Março, em Cáceres.

Futuras Cientistas é um programa nacional que estimula jovens alunas a iniciarem na ciência por meio da pesquisa, a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. O projeto é financiado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Todas as estudantes do 2° ano do ensino médio das escolas públicas do Brasil podiam se inscrever na seleção. “A Escola Onze de Março é bastante atuante na perspectiva de trabalhos com parcerias e projetos e, portanto, engajou as estudantes nessa proposta”, avaliou a colaboradora do Lipan e orientadora do projeto, professora Beatriz Ferraz Bühler. 

As participantes do edital nacional recebem uma bolsa de estudos pelo período de dois meses (janeiro e fevereiro), além de desenvolverem atividades extras veiculadas pelo Cetene (workshops e palestras). 

FUTURAS CIENTISTAS NA UNEMAT: Ao todo, oito meninas participaram das atividades no Lipan/Unemat, sendo três delas pelo edital nacional do Programas Futuras Cientistas do MCTI e cinco pelo próprio Laboratório.

Esse período chamado de imersão científica incluiu 100 horas de atividades e estudos ambientais sobre rios urbanos. Entre as ações: abordagens teóricas e práticas com rodas de conversa, aulas a campo, coleta, análises laboratoriais e escrita de relatórios científicos. “Desta forma, as futuras cientistas vivenciam todas as etapas de uma pesquisa e podem entender que a ciência é construída coletivamente, em suas diferentes perspectivas, na amplitude de métodos, leituras, discussões e especialmente de pessoas”, explicou.

Sempre acompanhadas pelos professores pesquisadores e pelos monitores, as atividades foram planejadas pensando no engajamento de meninas na pesquisa e na ciência. 

“O projeto fomenta a inserção de garotas na ciência e potencializa expertises. Seu desenvolvimento foi, certamente, uma ação extensionista que precisa ser ampliada, pois essa é uma ideia promissora para a contribuição da iniciação científica”, avaliou Beatriz.



CONHEÇA AS JOVENS FUTURAS CIENTISTAS. 

Estudantes que participam do programa pelo Cetene/ MCTI:

Alana Isabeli Silva Leite

Maria Gabrielly Baroncielo Ataides

Maria Luiza Cosme da Silva

Estudantes que participam por meio do Lipan/Unemat: 

Edilaine de Oliveira Lima

Raissa Medeiros da Silva

Sofia Barbosa de Arruda

Taiza Talia Ucieda Arroyo

Sara Ramos Scaff





CONHEÇA ALGUNS CIENTISTAS DO LIPAN/UNEMAT. 

Os trabalhos foram orientados pelos professores do Lipan: Beatriz Ferraz Bühler, Ernandes Sobreira Oliveira Junior, Aurea Regina Ignacio e Wilkinson Lopes Lázaro, juntamente com uma qualificada equipe de monitores. O Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte, de responsabilidade do prof. Claumir Cesar Muniz, desenvolve estudo ambiental dos rios urbanos.

*Todas as fotos utilizadas nesta matéria são de autoria dos pesquisadores do Lipan: Derick Victor de Souza Campos e Wilkinson Lopes Lázaro.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!