Festival Paralímpico

Centro de Referência de Cáceres sedia o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023

Por Hemília Maia
30/03/2023

(Foto: Design)

O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cáceres (CRPB) conveniado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está entre os 34 Centros de Referência selecionados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023. Esta será a quinta edição do Festival que teve início em 2018, uma vez que o Festival Paralímpico de 2020 foi cancelado em função da pandemia de Covid-19 e a segunda participação do CRPB-Cáceres.

 

O Festival promove a experimentação esportiva, de forma lúdica, às crianças com e sem deficiência. Pela primeira vez o evento ocorrerá em duas etapas. A primeira será no dia 20 de maio e a segunda no dia 23 de setembro nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Dos 120 núcleos selecionados pelo CPB, 34 são Centros de Referência.  Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.


A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças e de lá pra cá o evento ganhou proporções. Na última edição, em 2022, cerca de 15 mil crianças foram atendidas em 98 municípios brasileiros.

 

De acordo com o professor do Comitê Paralímpico Brasileiro e coordenador pedagógico do projeto em Cáceres, Emanuel Carvalho, as inscrições para o Festival serão abertas em abril  para crianças e jovens entre 8 e 17 anos de idade.  Não haverá limites de vagas, mas será observada uma proporção de 80% das vagas para pessoas com deficiência e 20% das vagas para pessoas sem deficiência. No Festival haverá competições nas modalidades badminton, vôlei sentado, goalball e bocha olímpica.

 

O CRPB-Cáceres é um projeto de extensão do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef) da Unemat, coordenado pelo professor da Unemat Riller Silva Reverdito, com o objetivo de ofertar práticas de esportes para pessoas com deficiência em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Suas atividades são desenvolvidas no ginásio e na piscina da Vila Olímpica da Unemat, na unidade Cidade Universitária, em Cáceres. O projeto atende gratuitamente pessoas com deficiência a partir de 6 anos de idade nas modalidades natação, badminton e bocha olímpica.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!