A temporada de colações de grau do período letivo 2023/1 chegou ao fim com as cerimônias realizadas em Lucas do Rio Verde na última sexta-feira (25) e em Sinop na terça-feira (29).
A grande novidade desta temporada é que, pela primeira vez em 45 anos, os formandos recebem o diploma já no ato da colação de grau. As instituições de Ensino Superior devem entregar os diplomas de seus graduados em um período de até 90 dias mediante solicitação. Anteriormente, a Unemat disponibilizava os diplomas cerca de 60 dias após o requerimento. Nas colações deste semestre, todos os graduados já saíram da cerimônia com o diploma válido e assinado, graças a um esforço conjunto dos servidores da Universidade.
O reitor em exercício, Alexandre Porto, destacou a extraordinária força de vontade dos formandos. “Sabemos que muitos de vocês trabalhavam o dia inteiro e ainda se esforçavam para ir à aula à noite, alguns até vindos de outros municípios para poderem estudar”, disse o reitor.
“Por isso, além de manterem a ética e solidariedade, peço que sejam sempre gratos e sempre defendam nossa Universidade. A gratidão que vocês demonstraram em seus discursos aos pais, professores e técnicos é muito importante, mas é necessária a gratidão à Instituição em si, esta Universidade pública, gratuita e de qualidade, que se esforça para estar presente em todo o Estado e, podem ter certeza, é patrimônio do povo de Mato Grosso”, afirmou Porto.
LUCAS DO RIO VERDE
O Núcleo Pedagógico da Unemat em Lucas do Rio Verde concedeu grau a 23 novos engenheiros civis e 12 novos engenheiros de Alimentos em cerimônia realizada na noite da última sexta-feira (25) na Câmara Municipal.
Formanda em Engenharia de Alimentos, Júlia Schroeder Coimbra lembra que o fato da Unemat ser uma universidade pública foi muito importante, pois, caso contrário, não teria conseguido cursar a graduação. “Hoje é muito gratificante, visto que já trabalho na área e queria essa graduação, e hoje me sinto muito feliz e realizada”, conta Júlia.
SINOP
A temporada de colações de grau foi encerrada com chave de ouro pelo Câmpus Universitário de Sinop: foram entregues 103 novos profissionais à sociedade mato-grossense em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (29) no Centro de Eventos Governador Dante Martins de Oliveira.
Receberam seus diplomas 16 bacharéis em Administração, 16 em Ciências Contábeis, nove em Ciências Econômicas, 13 em Engenharia Civil, 16 em Engenharia Elétrica, oito em Sistemas da Informação, além de quatro licenciados em Geografia, 12 em Letras e nove em Pedagogia.
Engenharia eletricista e oradora da colação de grau, Sarah Jennifer Alves Knupp, reforça que estudar na Unemat é uma oportunidade ímpar. “É um sentimento de gratidão, de felicidade muito grande”, conta Sarah. “Além de conhecimento, carregamos uma nova profissão, e carregamos todos os amigos que fizemos. É um sentimento inexplicável de gratidão e felicidade”, confirma a graduada.
“Após vários anos de trabalho árduo, de muitas dificuldades, de tudo que aconteceu no decorrer desse período, você vê que todo o trabalho exercido foi satisfatório e válido e, agora no mercado de trabalho, aplicaremos tudo aquilo que a gente desenvolvemos durante esses anos de formação”, declara Emerson Gonçalves dos Santos, agora bacharel em Ciências Econômicas. “Se não fosse a Unemat, provavelmente não teria conseguido estudar, porque a Universidade pública que me deu a oportunidade de conquistar esta vitória hoje”, assegura o economista.
Contato:
imprensa@unemat.br