Centenário

Há 27 anos, Unemat recebia Paulo Freire para pensar os desafios da Educação do séc. XXI

14/10/2021

Patrono da Educação no Brasil (Foto: Design Unemat)

No ano de centenário de nascimento de Paulo Freire, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) comemora 27 anos de sua vinda à Instituição. Em 14 de outubro de 1994, o educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire, o brasileiro mais homenageado no mundo, visitou a Unemat a convite do então Departamento de Pedagogia de Cáceres.

Com a proposta de pensar os desafios da Educação para o século XXI, Paulo Freire realizou a palestra “Uma conversa com Paulo Freire” para professores e alunos da Unemat e das redes estadual, municipal e particular de ensino de Cáceres. Durante a palestra, realizada na Fundação Cultural, Freire destacou o papel do educador como fator de promoção para amplas reformas no País, possibilitando aos brasileiros o encontro com a verdadeira noção de cidadania. Paulo Freire foi o primeiro a pensar em um método educacional voltado para a realidade brasileira.

Na oportunidade Freire também visitou “A Universidade das Barracas”, ao lado do então único bloco de salas de aula da Unemat, onde os alunos, em greve, haviam construído barracas de palha para provocar o olhar do Governo do Estado para a falta de espaço físico adequado à aprendizagem na Instituição. “Esse tipo de atitude faz com que eu tenha vontade de viver mais um pouco”, disse Paulo Freire que, na ocasião, tinha 72 anos de idade. Freire viria a morrer dois anos e meio depois, em 2 de maio de 1997.

Patrono da Educação no Brasil, Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, no Recife, em Pernambuco, e é reconhecido mundialmente por ter se tornado um dos mais notáveis pesquisadores da história da Pedagogia mundial.

Ao todo, Freire recebeu 29 títulos de Doutor Honoris Causa dado por universidades da Europa e da América, além de vários outros prêmios, como o Educação pela Paz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (Unesco). O educador ainda é o terceiro pensador mais citado do mundo em universidades da área de humanas, de acordo com levantamento da Universidade de Londres.


.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!