Autoavaliação

Envolvimento da comunidade acadêmica é destaque em reunião da Comissão Própria de Autoavaliação da Unemat

Por Hemília Maia
04/05/2023

(Foto: Deivid Fontes)

A Comissão Própria de Autoavaliação da Universidade do Estado de Mato Grosso (CPA/Unemat) realizou a quarta reunião do Ciclo Avaliativo 2022-2025, na terça-feira (02.05). As estratégias de envolvimento da comunidade acadêmica seguida da definição do cronograma de ações de coleta de dados para a autoavaliação da Unemat foram os destaques da pauta. As ações para coleta dos dados junto aos professores, alunos e técnicos foram previstas para os meses de outubro e novembro.

 

De acordo com a servidora e membro da CPA, Valdivina Vilela Bueno Pagel, engajar a comunidade acadêmica para responder o questionário de avaliação é primordial. “Sensibilizar e mobilizar professores, alunos e técnicos tanto para responder os questionários quanto para participar das discussões dos dados é um dos desafios da CPA para proporcionar efetividade e legitimidade ao processo de autoavaliação e a constante melhoria na qualidade institucional. Essa autoavaliação é o momento para a comunidade acadêmica apontar os pontos fortes e fracos da Instituição e apresentar propostas para melhoria das ações da Unemat”.


Também foram definidas agendas de trabalho da CPA com a Reitoria da Unemat, a revisão do texto do Regimento que define as atribuições e o modo de funcionamento da comissão e a proposição de mecanismos de divulgação do processo de autoavaliação e ações de coletas de dados por meio de questionário junto à comunidade acadêmica.

 

Simultaneamente a discussão de pauta de cada reunião da CPA é realizada a formação continuada de seus membros, uma vez que a comissão é composta por estudantes, professores, servidores técnicos e representantes da sociedade civil organizada com mandatos de períodos de dois anos.  Neste encontro o histórico das autoavaliações anteriores foi apresentado e alguns dados da coleta de dados da autoavaliação de 2019/2020 foram discutidos.  

 

O coordenador da CPA, Lucio José Dutra Lord, frisou que o engajamento dos membros da CPA está diretamente ligado a formação e ao conhecimento sobre o tema da autoavaliação, das políticas da Unemat e de políticas públicas em educação superior. “Por essas razões a cada reunião da comissão é reservado um momento para discussão de temas pertinentes, adotando modelo de formação continuada dos participantes”, explicou Lord.

 

Participaram da reunião os membros titulares da Comissão Própria de Autoavaliação, os professores Luciano Zamperetti Wolski e Lucio Jose Dutra Lord, os técnicos do ensino superior Eduardo Melo Zinhani e Valdivina Vilela Bueno Pagel, as acadêmicas Gisela Barros de Carvalho e Laryssa Vitória Marques Abreu e os membros representativos da sociedade civil organizada Paula Mendes dos Santos e Valdir Ricardo Francisco. Em apoio técnico-administrativo à CPA participaram os servidores técnicos Katiuscia Vilela dos Reis, Luizito Sales da Costa e Mônica Tiho Chisaki Isobe, membros da Diretoria de Gestão de Regulação do Ensino Superior.

 

Comissão Própria de Autoavaliação - É responsável pelos processos de autoavaliação institucional, conforme estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em 2004 e às demais diretrizes normativas. A Unemat iniciou o seu processo de avaliação institucional em 1994, em 2004 revisou e adequou o então projeto de avaliação institucional ao novo sistema nacional de avaliação, estabelecido pelas diretrizes do Sinaes, na perspectiva de incorporar às ações de autoavaliação institucional desenvolvido na Unemat as dez dimensões estabelecidas no Sinaes e que devem compor os relatórios de autoavaliação a serem disponibilizados para os órgãos reguladores - Inep/Conaes/MEC, CEE/MT e Seciteci/MT.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!