A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) conquistou 38 medalhas nas modalidades de atletismo e parabadminton durante os Jogos Paralímpicos e Paradesportivos Mato-Grossenses 2025, realizados nos dias 31 de julho e 1º de agosto, em Cuiabá e Várzea Grande. A competição reuniu atletas de 16 municípios.
A delegação da Unemat foi representada por atletas vinculados ao Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB/Unemat). No atletismo, os 10 competidores da universidade conquistaram 25 medalhas, sendo 19 de ouro e 6 de prata. Os destaques foram Gabrieli Araújo, Héctor Santana e Ezequiel Guimarães, que subiram ao pódio em todas as provas que disputaram. Gabrieli venceu as provas dos 100 metros, 200 metros e salto em distância. Héctor foi campeão nos 100 metros, 400 metros e salto em distância. Ezequiel conquistou o ouro nos 100 metros e no lançamento de dardo.
No parabadminton, sete atletas da Unemat conquistaram 13 medalhas: 5 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. Lucas Oliveira e Gonçalina Silva foram campeões nas categorias simples adulto. Na base, Jamilly Aguilhera venceu na categoria simples feminino Sub-18. Gabriely Campos e Vitor Dutra conquistaram o ouro nas duplas mistas. Os atletas do badminton seguem em ritmo forte de treinamento, ainda neste mês, nos dias 25 e 28, participam da 2º etapa Nacional de Parabadminton, em Cuiabá.
De acordo com o professor Emanuel Carvalho, supervisor do CRPB/Unemat, a participação na competição contribui para o desenvolvimento esportivo dos alunos e para a valorização do paradesporto em Mato Grosso. “Além de revelar talentos, essa competição fortalece a visibilidade e o reconhecimento do paradesporto como um direito e uma oportunidade de desenvolvimento humano”, afirmou.
O professor Riller Reverdito, coordenador do Centro de Iniciação e Pesquisa em Esportes e Educação Física (Cipeef), destacou a importância da experiência esportiva. “Mais do que resultados, esse evento representa uma vivência essencial para o crescimento pessoal, social e esportivo dos nossos atletas.”
O próximo desafio dos atletas do CRPB/Unemat será nas Paralimpíadas Escolares 2025, que acontecerão em novembro, no estado de São Paulo.
Contato:
imprensa@unemat.br