"Diversidade em Foco" é o título do documentário produzido pelos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Núcleo Pedagógico de Rondonópolis, Aléxias Ferreira, Ana Cabral, João Vitor Costa e Robson Cirino. A produção audiovisual, com 37 minutos de duração e classificação indicativa de 12 anos, foi apresentada em evento de lançamento realizado no auditório da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), na última sexta-feira (30.08). Trata-se de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
"Diversidade em Foco" aborda de maneira sensível e profunda a trajetória de três personagens Anthony, Eldah e Alice, que compartilham suas histórias e experiências no contexto LGBTQIAPN+. Conforme a estudante e diretora do documentário, Ana Cabral, o trabalho foi realizado de modo colaborativo. “A narrativa é construída de forma colaborativa, trazendo não apenas os relatos pessoais dos protagonistas, mas também a análise de especialistas que discutem temas como a LGBTFobia e questões de saúde dessa comunidade”, comenta Ana.
Um dos momentos mais marcantes do documentário é o relato de Alice, que não somente compartilha suas vivências, mas também celebra o lançamento de seu primeiro livro, tornando-se a primeira escritora trans da região. A inclusão de sua voz no documentário destaca a importância de dar visibilidade e espaço para as histórias trans em nossa sociedade.
Para o professor e coordenador do curso de Jornalismo, Lawrenberg Silva, a iniciativa do documentário sinaliza a consciência desses estudantes com temas ainda marginalizados por uma parcela da sociedade brasileira. “Desde a escolha do tema ao modo de roteirizar, o que noto é uma conjunção de experiências, (sobre)vivências e lutas por parte desses estudantes, do qual revela o quanto estão conscientes diante dos principais dilemas enfrentados por muitas pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Tenho toda certeza de que é uma iniciativa que vai somar muito na promoção de mais visibilidade para a comunidade de Rondonópolis, Mato Grosso e Brasil, sobretudo no sentido de levar mais informação e conscientização sobre as pautas LGBTQIAPN+”, observa o professor.
"Diversidade em Foco" tem a direção da estudante Ana Cabral, a produção de Aléxias Ferreira, a montagem e edição de Robson Cirino, além do roteiro e entrevistas de João Vitor. O documentário convida o público a refletir sobre a pluralidade de experiências e identidades que existem ao nosso redor, incentivando um olhar mais inclusivo e empático. O que, em outras palavras, além de representar uma importante contribuição para o entendimento e o respeito à diversidade em Rondonópolis, deve ser um exemplo de como iniciativas acadêmicas, podem gerar impactos significativos e positivos para toda a sociedade. Principalmente quando atreladas a políticas públicas de incentivo à cultura como a Lei Paulo Gustavo.
Mais informações sobre o documentário: diversidadeemfoco2024@gmail.com
Contato:
imprensa@unemat.br