INTEGRAÇÃO

Unemat, IFMT, UFMT e UFR promovem Encontro Regional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação em Cuiabá

Evento reúne pró-reitores das universidades do Norte do País e da Amazônia Legal

Por Nataniel Zanferrari
05/05/2023

(Foto: Willian Gomes (UFMT))

Uma parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) está realizando o Encontro Regional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, em Cuiabá.

O evento, que está ocorrendo na UFMT, é a Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Foprop), e reúne os dos pró-reitores das universidades do Norte do País e da Amazônia Legal, sejam instituições federais, estaduais, comunitárias e privadas, de modo a se ter um movimento forte em prol da pesquisa e pós-graduação nas Instituições de Ensino Superior.

“O evento foi muito enriquecido devido à organização conjunta das quatro instituições públicas de Ensino Superior de Mato Grosso”, garante a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Áurea Ignácio.

Um dos principais pontos discutidos foi a fixação de doutores na Amazônia, com a continuação de programas de pós-doutorado, como o Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a maior duração das bolsas. “Além disso, a Unemat também apresentou para a presidente da Capes, professora Mercedes Bustamante, a importância para esse programa de fixação de doutores na Amazônia, que não pode ser apenas um programa de bolsas, precisa ser uma estratégia conjunta entre a Capes, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), porque não como fixar doutores sem estrutura de pesquisa”, explica a pró-reitora.

Além da professora Mercedes Bustamante, presidente da Capes, e a equipe da Coordenação, também estiveram presentes a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério  da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI), Marcia Cristina Bernardes Barbosa, e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec.

Durante o evento, o diretor de Programas e Bolsas da Capes, Laerte Guimarães, apresentou os programas estratégicos no combate às assimetrias regionais, e o diretor de Avaliação, Paulo Jorge Santos, abordou as perspectivas sobre a Avaliação Quadrienal 2021-2024 e o fortalecimento do Ensino de Pós-Graduação na região Amazônica.

“Também não posso esquecer de ressaltar a importância de que, além da participação do MCTI, da Capes e da Finep, também tivemos a participação do nosso secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, mostrando para toda a Amazônia Legal a importância da participação das fundações de amparo na consolidação da pesquisa e pós-graduação, importância também destacada pela participação do professor Odir Antônio Dellagostim, que é presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)”, assegura Áurea.

A reitora Vera Maquêa considerou o evento produtivo, com participações robustas e discussões ricas, das quais saíram parâmetros para o planejamento das instituições “Discutimos questões que são fundamentais no contexto do Brasil de hoje, a primeira delas sendo a importância da Amazônia no cenário nacional e internacional, focando no sentido de reduzir as assimetrias regionais considerando a importância da Amazônia no contexto transnacional”, afirma a reitora.

“Outra questão é o fato de que a organização das universidades mato-grossenses fez com que esse encontro conseguisse reunir pessoas muito importantes para a pesquisa e para a pós-graduação tanto do País quanto da nossa região, como a professora Mercedes Bustamante, presidente da Capes, como o Carlos Aragão, da Finep, como o Odir Dellagostim, do Confap, as equipes do MCTI e da Seciteci, ou seja, este fórum reuniu pessoas que de fato possuem relação direta não só com a produção e execução da pesquisa e da pós-graduação, mas como também com o fomento, a promoção e o financiamento desse setor”, enfatizou Vera. “E nossa pró-reitora Áurea teve um papel fundamental na organização, pois ela possui contatos importantes com todas essas pessoas que vieram participar deste evento tão construtivo”, lembrou a reitora da Unemat.


O ENCONTRO

Participam do evento pró-reitores de pesquisa e de pós-graduação de 32 instituições de Ensino Superior de Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

As reitoras da Unemat, Vera Maquêa, e UFR, Analy Castilho Polizel de Souza, também participaram do Encontro, bem como o representante do reitor do IFMT, Cristovam Alano da Silva, o pró-reitor de Pesquisa do Instituto, Epaminondas Magalhães, e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFR, Edna Maria Bonfim da Silva.

Também estiveram presentes o presidente nacional do Foprop, Robério Rodrigues Silva; o diretor geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT, Joanis Tilemahos Zervoudakis; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), Paulo Teixeira; e a vice-coordenadora da Regional Norte do Foprop, Amanda Fecury.

Durante a solenidade, o secretário da Seciteci e o presidente da Fapemat realizaram o lançamento oficial do edital de bolsas de doutorado para os Programas de Pós-Graduação sediados em Mato Grosso.

O Encontro regional segue até esta sexta-feira (5). A programação do primeiro e do terceiro dia do evento são dedicados à Pesquisa e o segundo dia à Pós-Graduação.


O FÓRUM

O Foprop teve início quando o professor José Raymundo Martins Romeo, na época reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), lançou a proposta da criação de uma Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.

O Fórum foi, então, criado com o objetivo de permitir uma melhor interação entre os pró-reitores da área e dar conta dos órgãos financiadores da pesquisa e da pós-graduação. A primeira reunião foi realizada em Niterói, entre os dias 20 e 22 de março de 1985; esta reunião passou a ser considerada o Primeiro Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (chamado, na época, de Enpropp), selando a fundação do que mais tarde viria a ser o Foprop. Hoje esse encontro é realizado anualmente.


mídias relacionadas


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!