O
Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participa do Congresso
Centro-Oeste das Ciências da Comunicação com a apresentação de resumos
expandidos e trabalhos experimentais. O evento científico, conhecido como
Intercom, um dos mais importantes na área da Comunicação inicia hoje (05.06), em
Goiânia (GO), e segue até sexta-feira (07/06) nas dependências da Universidade
Federal de Goiás (UFG), câmpus Samambaia, com o tema "Outros saberes para
a comunicação do amanhã: Culturas, Tempos e Tecnologias".
Os resumos integram os Grupos de Trabalho (GTs) Comunicação e Ciência; Identidade de gênero, sexualidades e raças; Imagens e Narrativas; e Estudos da Comunicação. Os trabalhos experimentais concorrem na mostra competitiva Expocom nas categorias: Jornalismo; Cinema e Audiovisual; Produção Transdisciplinar; Rádio, TV e Internet.
A delegação da Unemat é formada por estudantes do curso de Jornalismo do câmpus de Tangará da Serra e das duas turmas especiais de Jornalismo do Núcleo Pedagógico de Rondonópolis, além de docentes que atuam nas duas unidades.
O estudante de Jornalismo em Rondonópolis, Antônio Sérgio Moura, mencionou: "Eu acho muito importante esse intercâmbio entre alunos do câmpus de Tangará e do Núcleo Pedagógico de Rondonópolis no Intercom. É muito importante pra gente ver o que existe em termos de pesquisa e inovação no jornalismo e na comunicação como um todo".
Trabalho coletivo garante participação em congresso regional - A organização da viagem para Goiânia, que teve início em março, envolveu uma série de ações, pessoas e setores da Universidade. "Um verdadeiro trabalho em equipe", sintetizou o coordenador do curso de Jornalismo da Unemat/Tangará, Gibran Luis Lachowski.
Primeiro, houve uma articulação entre coordenações, docentes e estudantes do Jornalismo para estimular a participação no evento, o que incluiu uma oficina para fazer ajustes nos relatórios dos produtos experimentais.
"Todos os alunos foram convidados a participar da oficina, que nos mostrou trabalhos anteriores e que nos deu uma noção melhor de como cumprir as etapas como inscrição, pagamento, prazos e elaboração de relatórios", disse a estudante do curso de Jornalismo em Tangará da Serra, Nathali Luize Malaco, concorrente na categoria Jornalismo, modalidade Livro-reportagem.
Na sequência, o envolvimento dos câmpus de Tangará da Serra, Barra do Bugres e Alto Araguaia, câmpus de origem do curso de Jornalismo na Unemat, do Núcleo Pedagógico de Rondonópolis e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) viabilizou as demandas para a participação da delegação no Intercom.
“Não foram medidos esforços para nos atender”, completou o professor Lawrenberg Advincula da Silva, coordenador das turmas especiais de Jornalismo do Núcleo Pedagógico da Unemat, em Rondonópolis.
Contato:
imprensa@unemat.br