A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu nesta terça-feira (4) membros do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT), no Escritório da Universidade em Cuiabá.
Estiveram presentes o supervisor do GMF, desembargador Orlando Perri, e o juiz auxiliar do Grupo, Bruno D’Oliveira Marques, responsável pelo eixo Educação nas Prisões, e foi discutida a construção colaborativa de um programa de educação para pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional.
A reitora Vera Maquêa ressalta que, como instituições públicas, a Unemat e o GMF/MT demonstram que acreditam nas pessoas e na educação. “Um dos principais desafios do sistema carcerário e socioeducativo no nosso País é criar mecanismos para que as pessoas privadas de liberdade possam, no decurso do tempo que pagam suas penas, aprender boas práticas que possibilitem sua reinserção na sociedade. Acredito que a educação é poderosa nesse sentido, pois pode formar essas pessoas, de modo que tenham uma profissão, que participem da vida social, que sejam cidadãos”, afirma Vera.
“A possibilidade de oferta de curso pela Unemat para pessoas privadas de liberdade reafirma nossa Instituição como local de formação diferenciada e inclusiva no Estado de Mato Grosso”, garante a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento, lembra que a Universidade deve estar presente e atuante em toda a sociedade. “Há uma gama de possibilidades de interação, por meio de ações extensionistas, para ampliar o belo trabalho já realizado pelo GMF, e possibilitar cada vez mais a garantia da dignidade humana daqueles privados de liberdade”, explica o pró-reitor.
Contato:
imprensa@unemat.br