CRPB-CÁCERES

Atleta da Unemat conquista bronze no parabadminton nas Paralimpíadas Escolares nacionais

Lucas Gabriel dos Santos Oliveira, de 17 anos, esteve na reitoria da Universidade apresentando a medalha aos gestores da Instituição

Por Nataniel Zanferrari
08/12/2022

Lucas é o primeiro atleta do CRPB a participar das Paralimpíadas Escolares (Foto: Moisés Bandeira)

O atleta Lucas Gabriel dos Santos Oliveira, de 17 anos, conquistou o bronze no parabadminton nas Paralimpíadas Escolares de 2022. O atleta disputou pelo Centro de Referência Paralímpico de Cáceres (CRPB-Cáceres), projeto que teve início há oito meses, uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). Lucas é o primeiro atleta do CRPB a participar das Paralimpíadas Escolares.

No CRPB, Lucas pratica natação e badminton. As atividades são desenvolvidas no ginásio e na piscina da Vila Olímpica da Unemat, na unidade Cidade Universitária do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres.

O evento, considerado como o maior do mundo para crianças com deficiência em idade escolar, foi realizado entre os dias 22 e 25 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O professor do Comitê Paralímpico Brasileiro e coordenador do projeto em Cáceres, Emanoel Carvalho, acompanhou o atleta na viagem a São Paulo.

De volta à Cáceres, Lucas visitou a Sede Administrativa da Unemat, onde compartilhou sua conquista com os diretores da Instituição. Lucas, acompanhado de sua mãe, Luzineide Aparecida dos Santos, e da treinadora Karyna Aires, foi recebido pelo reitor Rodrigo Bruno Zanin, pela reitora Nilce Maria da Silva, pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Leonarda Grillo Neves, e pelo professor Riller Silva Reverdito, que coordena o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico da Unemat (Cipeef), responsável pela parceria entre CPB e Unemat.

“Estou me sentindo muito bem de ter ficado em terceiro lugar. Foi uma ótima experiência participar das Paralimpíadas”, disse Lucas, que atualmente cursa Ensino Médio na Escola Estadual Senador Mário Motta. “A Unemat me ensinou bastante sobre os esportes”, conta o atleta medalhista.

O diretor do Cipeef defende que a principal conquista é o fato de existir essa oportunidade sendo ofertada no interior do Estado e no espaço da Universidade. “Há uma relação muito direta entre a universidade e a comunidade, então isso é uma ponte incrível quando nós falamos do projeto do Centro Paralímpico, que é o primeiro de Mato Grosso, já com um jovem atleta alcançando um resultado tão expressivo”, afirma Riller.

Já o reitor Rodrigo Zanin lembra que, com projetos como o CRPB-Cáceres, a Universidade cumpre o seu papel de transformação social. “A extensão universitária é isso, podemos transformar a sociedade com base naquilo que se produz na Universidade”, assegura Zanin. “Com um projeto desse nível, sendo pioneiro no Estado de Mato Grosso, conseguimos realizar esta transformação e mostrar porque que uma Universidade é tão importante aqui, no interior do Estado”, garante Rodrigo.

O CPB, realizador das Paralimpíadas Escolares desde 2009, conta que a edição de 2022 é a maior da história. Neste ano, as Paralimpíadas Escolares recebem mais de 1.300 atletas oriundos de 26 unidades federativas brasileiras, com exceção do Piauí. Os alunos em idade escolar concorreram em 14 modalidades paralímpicas.

O Centro de Referência Paralímpico em Cáceres é uma parceria da Unemat com o Comitê Paralímpico Brasileiro, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cáceres e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!