Femute

Alunos da Unemat apresentam peça em festival de teatro com seleção nacional

Lenda cacerense é tema de peça selecionada em um dos mais importantes festivais de artes cênicas de Mato Grosso

Por Hemília Maia
08/05/2024

(Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participa da 16ª edição do Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis (Femute) com a peça Réquiem, a lenda da noiva da Ponte Branca. A peça produzida e encenada por alunos do curso superior tecnólogo em Teatro da Unemat e do MT Escola de Teatro de Cáceres foi selecionada entre um repertório amplo de espetáculos nacionais, estaduais e locais que juntos levam cultura e lazer para a população do interior do Estado, além de fomentar e valorizar o trabalho de grupos e artistas da região.

 

De acordo com a aluna do curso de Teatro da Unemat e produtora da peça, Luiza Bernadete Faria da Silva, a releitura da lenda da noiva da ponte branca está recheada de simbologia, sensualidade e elementos culturais. Por que sempre uma mulher? E, será que nem mesmo depois de morta a mulher tem sossego? Instiga Luiza Bernadete que reforça o convite lembrando que as apresentações são gratuitas.

 

Além da peça do grupo de Cáceres, a programação conta com espetáculos de grupos mato-grossenses de Barra do Garças, Cuiabá e Rondonópolis e dos estados do Paraná e de São Paulo.

O Festival acontece a partir dessa noite (08.05) e segue até domingo. Durante o Femute, população e comunidades indígenas terão acesso a vários espetáculos de artes cênicas em diferentes pontos do município de Campo Novo do Parecis, como no espaço cultural Casa do Bosque, no Mercado Público Municipal e nas aldeias indígenas Quatro Cachoeiras e Wazare. São esperadas cerca de 1.800 pessoas durante os cinco dias de programação.

 

Realizado com recurso do Governo de Mato Grosso, o Festival é um dos projetos selecionados por meio do edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT)

 

RÉQUIEM, A LENDA DA NOIVA DA PONTE BRANCA

 

SINOPSE

Você conhece a lenda da noiva da Ponte Branca? Talvez, caso você more em Cáceres (MT), pelo menos a Ponte Branca lhe parecerá familiar. Nesse caso, a Ponte Branca e suas lendas que circundam sua memória, serviram de referência para a criação dessa peça cênica que, de modo performativo, trata da situação social, do aprisionamento carnal e espiritual que está submetida à figura feminina nessa sociedade patriarcal.

 

FICHA TÉCNICA

Elenco: Any Lemes, Ludymilla Landes, Luis Felipe Kawakami, Luis Guilherme, Mariana Silva e Patrícia Pereira

Direção: Eduardo Souza

Dramaturgia: Karina da Cruz

Produção: Elizabete Nascimento, Iram de Almeida e Luiza Bernadete

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!