CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Hoje (9) é último dia de inscrições de trabalhos no edital de premiação da Fapemat

Edital destina até R$ 397 mil em premiações; trabalhos serão apresentados na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 22 a 24 de outubro, em Cuiabá

Por Nataniel Zanferrari
09/10/2025

(Foto: Divulgação Fapemat)

Hoje (9) é o último dia para trabalhos científicos, tecnológicos e de inovação  da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) se inscreverem no edital de premiação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

O edital destina até R$ 397 mil em premiações, distribuídos entre as categorias, incluindo certificados e bolsas-prêmio para os três melhores trabalhos de cada uma.

O edital tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade a trabalhos para serem apresentados durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Mato Grosso, valorizando a produção científica realizada em Mato Grosso e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. A SNCT de Mato Grosso será realizada de 22 a 24 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O edital completo pode ser acessado clicando aqui.

O tema orientador desta edição é ‘Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território’. O tema convida à reflexão sobre a relação entre recursos hídricos, clima e sustentabilidade, incentivando projetos com relevância ambiental, social e científica.

 

Categorias contempladas

O edital contempla diversas categorias, abrangendo diferentes níveis de formação e perfis de pesquisa:

- Graduação, mestrado e doutorado: para estudantes e egressos recentes de cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e sediados em Mato Grosso;

- Projeto de pesquisa, projeto de inovação e projeto de extensão tecnológica: voltados a profissionais vinculados a instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas;

- Professor-pesquisador da escola pública estadual: categoria exclusiva para docentes da rede estadual;

- Pesquisadora destaque e pesquisador destaque: reconhecimento a trajetórias consolidadas de relevância científica e social.

Cada proponente poderá se inscrever em apenas uma categoria. Recomenda-se, portanto, que os interessados avaliem cuidadosamente a categoria mais adequada ao seu perfil e tipo de trabalho.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!