Mato Grosso, Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021     
Duvidas SIGAA
Prefeitos de Várzea Grande e Tangará da Serra conhecem projetos desenvolvidos pela Unemat
RISC
Prefeitos de Várzea Grande e Tangará da Serra conhecem projetos desenvolvidos pela Unemat
08/06/2021 18:44:40
por Lygia Lima

Os projetos desenvolvidos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no Centro de Inovação Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc), Câmpus de Cáceres, vem despertando o interesse de prefeitos municipais. Nesta semana a equipe foi convidada a apresentar os resultados dos projetos que foram desenvolvidos na Prefeitura de Cáceres para os prefeitos de Várzea Grande Kalil Baracat e o prefeito de Tangará da Serra Vander Masson.

Os trabalhos já desenvolvidos em parceria com a prefeitura Municipal de Cáceres e que deram resultados muito significativos são os principais interesses dos novos gestores. Nesta segunda-feira (07) a equipe do Risc, composta pelos professores Robson Melo e Weily Toro Machado estiveram no gabinete do prefeito de Várzea Grande, acompanhados do empresário e ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz.

Na ocasião, o ex-prefeito Francis explicou que ao todo foram dez grandes estudos e projetos implantados em Cáceres que deram certo, os estudos estabeleceram o quadro geral sobre o padrão competitivo atual do município e região, diante das condições econômicas e infraestrutura na economia. “Os pesquisadores de diversas áreas de conhecimentos trabalharam com cadeias econômicas da agropecuária, logística, turismo, comércio exterior entre outras”, disse ele, destacando a primeira usina fotovoltaica municipal de Mato Grosso.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat impressionado com os projetos e os resultados apresentados. Segundo ele, são novas ideias, novos conceitos de gestão que agregam valores aos municípios. “Essas pesquisas são fundamentais para que nós, os gestores públicos locais possamos administrar com base em estudos científicos e implantar políticas planejadas que visem o desenvolvimento econômico da cidade”, finalizou o prefeito de Várzea Grande.

Tangará da Serra

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, se deslocou até Cáceres e foi recebido pela no espaço do Risc, no Câmpus da Unemat Cavalhada. Durante toda a terça-feira (08) ele pode conhecer mais detalhadamente todos os projetos e ações que já vem sendo desenvolvidos pela Unemat no Centro de Inovação Redes Inteligentes e Soluções Criativas.

Entre os projetos apresentados estão: Plano diretor municipal, Plano de mobilidade urbana, Cadastro territorial multifinalitário, Regularização fundiária urbana, Regularização fundiária rural, Gestão de programas e projetos estratégicos, Análise e gestão tributária municipal, Indicadores econômicos municipal, Soluções tecnológicas e computacionais, Projetos de usina fotovoltaica municipal.

O prefeito de Tangará da Serra Vander Masson destacou que o trabalho desenvolvido pela equipe da Unemat é fantástico. “Essa é a melhor definição que encontrei para o que me foi apresentado. Estamos bastante entusiasmados com a possibilidade de trabalharmos juntos com a Unemat, que é uma instituição pública e assim garantir maior eficiência na gestão pública e retorno para a nossa sociedade”, afirmou. A estrutura física do Risc também chamou a atenção do prefeito, já que o prédio foi construído a partir do reaproveitamento de conteiners, se tornando uma construção ecologicamente correta. Desde que o espaço foi inaugurado no final do ano passado, Vander Masson é o primeiro prefeito municipal a conhecer o prédio.

Os professores Weily Toro Machado e Robson de Melo afirmam que é muito gratificante ver que gestores municipais estão interessados em conhecer o que a universidade está produzindo. “Por meio dos trabalhos que desenvolvemos alinhamos o conhecimento científico e a prática, possibilitando que nossos acadêmicos, e servidores sejam profissionais ou técnicos-administrativos coloquem em prática a teoria. Além de podemos devolver para a sociedade o investimento que é feito na universidade pública, uma vez que nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil”, afirmam.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 4362 | Impressões: 24607
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2021 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000