INTEGRAÇÃO

Tribunal Regional do Trabalho e Unemat renovam parceria para ações de acessibilidade e inclusão em 2022

Por Assessoria TRT-MT
10/12/2021

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) assinam, na próxima quarta-feira (15), o Termo de Cooperação Técnica para regulamentação de eventos conjuntos ligados à inclusão e aos direitos das pessoas com deficiência a serem realizados em 2022. A ação irá ocorrer durante o evento cultural realizado pela Comissão de Acessibilidade no saguão do prédio das varas, no complexo-sede do TRT-MT.

As atividades entre a Justiça do Trabalho mato-grossense e a Instituição de Ensino Superior tiveram início este ano, por meio de lives que trataram de temáticas relacionadas à acessibilidade no projeto de extensão 'PP21: Um bate papo na Prae'. A iniciativa é desenvolvida pela Universidade e funciona como canal de diálogo com a comunidade acadêmica e os alunos da Instituição para abordar diversos assuntos, inclusive aqueles relacionados às pessoas com deficiência.

De acordo com o coordenador do projeto da Unemat, professor Rubens Bedin, a parceria surgida em 2021 com a Comissão de Acessibilidade do Tribunal foi muito positiva. “Quando soubemos, por meio da servidora Laudisseia Figueiredo (Ouvidoria), da existência da comissão, tivemos interesse em buscar um know-how para o desenvolvimento de atividades para nossos alunos que são deficientes, já que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) tem uma política muito específica para eles. Assim, surgiram as lives sobre albinismo, inclusão da pessoa cega e os demais assuntos que foram abordados”.

Para o professor, a renovação desse trabalho para o próximo ano irá contribuir ainda mais com a expansão das atividades na Unemat. “Agora poderemos realizar também palestras e cursos sobre o tema da acessibilidade e inclusão. Para isso, poderemos contar com a comissão do TRT e com o conhecimento que adquirimos com o trabalho realizado em conjunto ao longo de 2021”.


Programação

No dia 15 de dezembro, além da assinatura do Termo de Cooperação com a Unemat, o evento cultural realizado no Tribunal contará com a apresentação de músicos e o lançamento da cartilha elaborada pela Comissão de Acessibilidade, com o apoio da Coordenadoria de Comunicação.

Na data terá ainda o encerramento da 3ª Campanha de Arrecadação de Fraldas Descartáveis, com a entrega das doações para a Associação de Pessoas Autistas e outras Deficiências (AMA-MT), e a palestra sobre acessibilidade e inclusão, ministrada pelo advogado e ativista Marcione Mendes.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!