Professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com professores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), publicaram um capítulo no livro ‘Handbook of digital resources in mathematics education’ (do inglês, Manual de recursos digitais em educação matemática’), pela Editora Springer Nature.
Os autores são os professores Daise Lago Pereira Souto e José Fernandes Torres da Cunha, da Unemat, e Marcelo Borba e Nilton Domingues, da Unesp.
O capítulo ‘Humans-with-media: Twenty-five years of a theoretical construct in mathematics education’ (do inglês, ‘Seres-humanos-com-mídias: 25 anos de um construto teórico em educação matemática’) discute como o conceito da relação entre seres humanos e mídia foi desenvolvido, levando em conta diferentes estudos e a relação com diferentes mídias. O capítulo ainda apresenta como as tecnologias digitais provocam modificações no processo de produção de conhecimentos matemáticos.
De acordo com os autores, a noção teórica discutida neste capítulo começou a ser desenvolvida em meados da década de 1990 e, desde então, diversas pesquisas apontaram sua relevância para compreender as transformações na aprendizagem com tecnologias digitais.
O capítulo pode ser acessado clicando aqui.
O manual propõe convergir recursos digitais e educação matemática, provendo uma perspectiva global e ressaltando os aspectos transformativos dos recursos digitais, e faz parte de uma série de manuais internacionais para educação publicada pela editora. Gigante internacional das publicações científicas, a editora Springer Nature surgiu da fusão, em 2015, entre a alemã Springer e a britânica Nature.
OS AUTORES
Daise Lago Pereira Souto possui graduação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), no Rio Grande do Sul, mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e doutorado em Educação Matemática pela Unesp, além de Especialização em Métodos Estatísticos pela URI. Daise é professora do curso de Matemática da Unemat em Barra do Bugres, além de atuar no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM).
José Fernandes Torres da Cunha é graduado em Ciência da Computação e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Unemat, doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de especialista em Gestão Organizacional pela Unemat. José atua como docente no curso de Ciência da Computação da Unemat em Barra do Bugres.
Contato:
imprensa@unemat.br