A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Nova Mutum, está cadastrando pessoas de baixa renda que desejam castrar seus animais de estimação. A iniciativa “Quem Ama Castra” vem sendo realizada desde agosto de 2023 com o objetivo de promover a castração de animais em situação de rua, que são encaminhados para cuidados no abrigo municipal e os pertencentes a tutores de baixa renda.
A ação se dá por meio do projeto de extensão “Unemat e Apanm: Parceiros em Prol dos Animais Abandonados”, que desde 2018 realiza diversas iniciativas que contribuem para minimizar os impactos do problema social que envolve animais vítimas de maus-tratos e abandono em Nova Mutum. A Associação de Proteção aos Animais do município de Nova Mutum (Apanm) desenvolve ações voltadas à causa há 17 anos.
O cadastramento segue até o dia 10 de abril, das 15h às 19h, no câmpus universitário da Unemat. Após a etapa de cadastramento, serão agendadas as castrações. Terão prioridade ao procedimento cirúrgico, os animais dos tutores com renda inferior a dois salários-mínimos.
Para o cadastro, o tutor precisar apresentar documento pessoal como CPF, RG ou CNH; comprovante de residência, mesmo que não esteja em seu nome; espelho do NIS, documento emitido pelo Cras para beneficiários de programas governamentais de qualquer esfera; e comprovante de renda de acordo com a respectiva situação: trabalhador formal, autônomo ou desempregado. O tutor também deve fornecer informações sobre seu animal como idade, pelagem, porte, e preferencialmente, apresentar a carteira de vacinação.
Contato:
imprensa@unemat.br