Colação de grau

Unemat inicia colações de grau 2023/1 em Confresa

Por Hemília Maia
11/05/2023

(Foto: Deivid Fontes)

Na última terça-feira (09/05), a reitora Vera Maquêa, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), conferiu grau a 28 novos profissionais em Ciências Sociais durante cerimônia realizada em Confresa-MT. A cerimônia marca a abertura das colações de grau 2023/1 da Instituição.

O câmpus do Médio Araguaia, presente na região há mais de três décadas, é o câmpus onde a Unemat oferta as modalidades diferenciadas da Instituição desde sua concepção. “Este é um câmpus especial, que tem dado exemplo de flexibilidade de oferta de Ensino Superior no nosso país. A história da nossa Universidade na consolidação deste câmpus tem muito haver com o envolvimento das prefeituras municipais desta região, que foram fundamentais nesses 30 anos, assim como as frutíferas parcerias com a Secretaria de Estado de Educação, que concedem profissionais ao câmpus para a oferta do Ensino Superior às pessoas da região”, disse a reitora Vera Maquêa.


E o acesso à educação na região foi além da graduação, possibilitando cada vez mais o desenvolvimento intelectual das pessoas no Médio Araguaia, uma vez que a Unemat também foi a primeira universidade de Mato Grosso a levar pós-graduação ao interior do Estado. “Na região, temos muitos mestres e doutores formados em nossos programas de pós-graduação. Muita gente daqui fez um dos nossos 29 cursos de mestrado e doutorado”, reforçou Vera Maquêa.

A turma Cientistas Sociais do Araguaia, que concluiu neste semestre o curso de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais do Núcleo Pedagógico de Confresa, que é vinculado ao Câmpus Universitário do Médio Araguaia Dom Pedro Casaldáliga, jurou exercer a profissão no sentido de humanizar as relações sociais, agir na transformação das estruturas sociais em busca de justiça social ética e promoção do bem comum.


Entre os formandos, colou grau aos 70 anos de idade, Dimas Alves Barbosa e Melo, que após formar os filhos e a esposa, entendeu que era sua vez de fazer um curso superior. “Cursar Ciências Sociais juntamente com meus jovens colegas foi uma experiência ímpar. Na minha idade, primeiro temos que lutar para sermos iguais. A ideia de que idoso tem dificuldade precisa ser desconstruída; a gente não tem dificuldade, a gente só precisa ter foco. E, segundo, na Unemat tive a oportunidade de entender que a nossa Universidade trabalha para formar pessoas, independente de idade, cor, ideologia. A Unemat trabalha para transformar as pessoas. E o que muda a partir de agora é que nos tornamos pessoas diferentes com uma nova visão de mundo e assim podemos contribuir melhor com a sociedade em que estamos inseridos”, enfatizou Dimas.

A reitora, que sempre faz dois pedidos aos novos profissionais formados pela Unemat, o de valorizar a Instituição e o de serem gratos a todos que os ajudaram em suas formações de nível superior, também lhes falou sobre o privilégio de serem graduados. “Vocês precisam acreditar, se ainda não acreditam, que o Ensino Superior muda a vida de vocês, é uma chave, no dia seguinte vocês viverão uma outra realidade. Sabem por quê? Porque, infelizmente, no Brasil, ainda existe dificuldade de ofertar um curso para cada brasileira e brasileiro. Apesar de o acesso à faculdade ter sido mais democratizado no Brasil, ele ainda continua sendo um privilégio para minorias. Vocês serão o futuro, os futuros prefeitos, diretores de faculdade, os futuros pró-reitores, diretores de câmpus, professores das escolas deste país, futuros presidentes da República, diretores de empresa, serão o que quiserem ser. E sigam em frente. Vão trabalhar, fazer mestrado, doutorado e serem felizes”, desejou a reitora.


Participaram da mesa as autoridades acadêmicas: a reitora, Vera Maquêa; os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, e de Extensão e Cultura, Everton Nascimento; o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus do Médio Araguaia, Heitor Kirsch; a diretora da Faculdade Multidisciplinar, Luciene de Oliveira, o coordenador do curso em Ciências Sociais, Luis Antônio Soares, conhecido como professor Tunico, e a paraninfa da turma, professora Maria do Rosário Soares Lima, além do prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel do Lago.



Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!