Ensino

Unemat atualiza normas para Ações de Ensino em 2026

Embora o fluxo permaneça contínuo, existem novas regras e anexos que precisam ser seguidos.

Por Hemília Maia
12/02/2026

(Foto: Banco de Imagens Freepik)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) oficializou a abertura do processo de institucionalização de ações de ensino para o período letivo de 2026. Por meio do Edital nº 001/2026 e do Ofício Orientativo nº 462/2026, a instituição regulamenta o fluxo para a proposição de programas, projetos, cursos e eventos voltados à comunidade acadêmica interna.

O Edital publicado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), permite a professores e técnicos-administrativos institucionalizarem projetos, cursos e eventos acadêmicos durante todo o ano. Sem uma data única de encerramento, as propostas podem ser enviadas conforme demanda. A medida visa fortalecer a formação dos estudantes incentivando práticas pedagógicas que unam teoria e prática sem depender de calendários de fomento específicos.

Estudantes de graduação e pós-graduação podem demandar ações, mas precisam de um servidor (docente ou técnico) como coordenador.

As propostas, que englobam desde atividades de graduação e pós-graduação até formação continuada de servidores, devem ser submetidas sem ônus financeiro para a universidade. O objetivo central é o registro e o reconhecimento de práticas pedagógicas que contemplem a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A temática das propostas deve estar ligada a Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) ou temas transversais como direitos humanos, inclusão, educação ambiental, relações étnico-raciais e Enade.

Tipos de Ações e Prazos de Vigência:

Programa: Conjunto articulado de projetos integrados. Até 3 anos

Projeto: Ação educativa processual sistematizada. De 6 meses a 2 anos.

Curso: Atividade formativa focada. 10h a 40h de carga horária.

Evento: Seminários, palestras, oficinas etc. Conforme duração da atividade.

Saiba como institucionalizar seu projeto

Devido à fase de customização do Módulo de Ensino no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), a submissão de propostas neste semestre ocorre de forma híbrida. Os proponentes devem obrigatoriamente utilizar os formulários padrão disponíveis no portal da Proeg e formalizar a abertura de processo via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac).

O fluxo processual exige que as propostas de docentes passem por análise dos Colegiados de Faculdade e Regional antes do envio à Assessoria de Gestão de Políticas Educacionais (APE). Já as propostas de profissionais técnicos devem ser apreciadas pelas respectivas unidades de vinculação administrativa.

Certificação

A gestão da certificação será realizada por meio da plataforma meuevento.unemat.br, sendo de responsabilidade do coordenador da ação a alimentação dos dados de programação e o credenciamento dos participantes. Todos os participantes e colaboradores têm direito a certificado.

Serviço

O edital completo, os formulários anexos e os tutoriais para a instrução de processos no Sipac podem ser acessados aqui. Encontre o Edital nº 001/2026, em “Editais” / “Ações de Ensino 2026” ou clique aqui.

Sistema: Tudo é feito via SIPAC.

Antecedência:            Programas e Projetos: 60 dias antes do início.

Cursos e Eventos: 30 dias antes do início.

Avaliação: Passa por análise da unidade de origem e, no caso de programas/projetos, por consultores Ad Hoc.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!