Internacionalização

Unemat fortalece política e ações de internacionalização

Por Assessoria de Comunicação
13/06/2024

(Foto: Assessoria)

A Universidade do Estado de Mato Grosso ingressa em nova fase de política e de ações de internacionalização, visando a melhoria da formação em cursos de graduação e pós-graduação. O objetivo é reforçar os acordos internacionais já existentes e ampliar para novas Instituições de Educação Superior.

Ao longo dos últimos anos, a Unemat desenvolveu a internacionalização por meio intercâmbios de pesquisadores, docentes e estudantes.

Internacionalização em casa

Nesta nova fase, os objetivos são de ampliar as experiências ditas “em casa” da internacionalização, aumentando o número de estudantes, professores e técnicos envolvidos. “A internacionalização em casa sintetiza um conjunto de experiências ofertadas à comunidade acadêmica e que não exige o deslocamento físico pois utiliza-se, sobretudo, das novas tecnologias”, explica o diretor de Gestão de Avaliação e Regulação, professor Lucio Lord.

Outro modo da internacionalização em casa é o acolhimento a pesquisadores, professores e estudantes estrangeiros, que possam contribuir para a atualização dos currículos e conteúdo ofertados nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão na Unemat, seja pelo compartilhamento de cursos longos como uma disciplina semestral, ou pontuais como palestras e workshop.

A exemplo de ações em curso, a Unemat esteve em reunião recente (31/05) com a South China Agricultural University (SCAU), em Cuiabá. A IES vem pela segunda vez ao Brasil buscar parcerias nas áreas de Agronomia, Engenharia Agrícola e Biologia. O presidente da SCAU, Sr. Li Fengliang, destacou a importância da parceria entre China e Brasil por meio das suas Universidades, visando o avanço científico e tecnológico.

Quem é quem

Na imagem (da direita para esquerda), o diretor de Relações Internacionais da SCAU-China, Sr. Chen Letian, o diretor de Gestão Mobilidade e Intercâmbio da Unemat, Anderson Marques do Amaral, o presidente da SCAU-China, Sr. Li Fengliang, o Pró-Reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães Ribeiro, a Profa. Karina Marcondes Colet, do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (NURIMAT), o reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva, e a diretora do Escritório de Relações Internacionais da UFMT, Caroline Pereira de Oliveira. 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!