Nesta terça-feira (13.06), alunos
e professores voluntários da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
embarcaram para Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, para participar do Projeto
Rondon, na Operação Guaicurus. A Unemat participará do
projeto oferecendo oficinas e palestras no município sul-mato-grossense
Bodoquena, distante 270 km da capital. A equipe chega a Bodoquena, na
quinta-feira, dia 15. A Operação Guaicurus segue até o dia 30, período de
férias dos acadêmicos da Unemat.
Os professores Sumaya Ferreira Guedes e Luiz Fernando Caldeira Ribeiro, respectivamente dos câmpus de Nova Mutum e Alta Floresta e mais os acadêmicos selecionados junto aos projetos de extensão da Universidade: Amanda de Oliveira, Anthony Bruno, Felipe Cardoso e Micheli Fantasia do curso de Agronomia, do câmpus de Nova Mutum; Dejenane Hickman e Sibele Nascimento, ambas do curso de Geografia da UAB/Barra do Bugres; Mariana Leite, do curso de Enfermagem, câmpus Diamantino; e também do curso de Enfermagem, câmpus Cáceres, o aluno Max Gabriel trabalharão com oficinas no eixo temático Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Coube a outra IES que atuará no mesmo município apresentar as oficinas sob a área temática Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho e Tecnologia e Produção.
O Projeto Rondon busca levar conhecimento e informação aos municípios mais carentes do interior do país, escolhidos entre os que apresentam os menores índices de desenvolvimento humano (IDH), para que possam contribuir para seu desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população. Paralelamente, o projeto contribui para o crescimento dos alunos de cursos de graduação, a partir da oportunidade de conhecer o Brasil real, com suas dificuldades e particularidades. Esse processo permite desenvolver responsabilidade social e o pertencimento entre as desigualdades ao ensinar o que se sabe e aprender com a troca de experiências das situações que vivenciam.
A Unemat já esteve presente nas Operações Paiaguás/2016, no município mato-grossense Alto Paraguai; Rondônia Cinquentenário/2017, em Candeias do Jamari, no estado de Rondônia; Palmares/2018 contou com a participação da Unemat em Alagoas, no município de Belém; e, simultaneamente em duas operações, na Rondon Minas Gerais/2022, realizada no município mineiro Olhos D’água e na Operação Amapá Mais Forte/2022 no município amapaense Porto Grande.
Contato:
imprensa@unemat.br