O curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres está realizando o evento ‘Desconstruindo preconceitos: igualdade de gênero’, entre os dias 12 e 16 de setembro, pelo YouTube e no Bloco de Agronomia da Cidade Universitária do Câmpus Jane Vanini, em Cáceres.
O evento será finalizado nesta sexta-feira, às 14 horas, com uma palestra e uma roda de conversas.
A professora Giulianna Zilocchi Miguel ministrará a palestra ‘Gênero e Universidade: As violências de gênero no espaço universitário’.
Na sequência, a roda de conversa ‘Reunião de mulheres: Um espaço de resiliência e de empoderamento’ será conduzida pelas professoras Luciene Neves e Luciana Melhorança Moreira Añez.
O evento visa promover a construção de diálogos referentes à temática de gênero e violência na instituição universitária com a comunidade do curso de Agronomia.
“No Brasil, este tema ainda é pouco explorado devido à escassez de experiências publicadas sobre o enfrentamento do fenômeno pelas universidades. Somando-se a este fato, há resistências ao debate e embate dessas discussões dentro da Universidade, o que provoca também a negação da ocorrência de violências contra as mulheres nesse âmbito institucional, como forma de negligenciar e mascarar tais manifestações”, explica uma das coordenadoras do evento, Giulianna Zilocchi. “Desse modo, urge a necessidade de problematizar sobre as relações de gênero na Universidade e as implicações das diferenciações e desigualdades que fomentam um território de disputa de poder e que produz as violências de gênero, raça, etnia e sexualidade”, disse.
Contato:
imprensa@unemat.br