Nota Pública

Capes divulga avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação stricto sensu

Confira os conceitos atribuídos aos cursos de mestrado e doutorado da Unemat

Por Assessoria de Comunicação
14/09/2022

(Foto: Divulgação)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros, divulgou esta semana a avaliação quadrienal 2017 a 2020. 

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) teve 21 programas avaliados, sendo que nove deles tiveram a ampliação de conceito em relação ao período anterior, entre 2013 e 2016.

O Sistema de Avaliação desenvolvido pela Capes pode ser dividido em dois processos distintos que se referem à entrada e permanência dos cursos de mestrados e doutorados no Sistema de Avaliação da Pós-Graduação. Os resultados da avaliação periódica de programas de pós-graduação são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas aos Programas após análise dos indicadores referentes ao período avaliado.

A partir dos resultados dessa análise o Conselho Nacional de Educação delibera quais cursos serão renovados no período subsequente. Programas com conceitos elevados tem acesso a fontes de financiamento específicas. Com a nova avaliação, a Unemat passa de uma nota média geral de 3,47 para 4,09 pontos.



Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!