NOTA DE PESAR

Unemat decreta luto oficial de três dias pela morte do professor João Porto Rodrigues

Professor e economista, João Rodrigues foi um dos fundadores do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), que deu origem à Unemat.

Por Hemília Maia
15/11/2025

(Foto: Deivid Fontes)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) decreta luto oficial de três dias em decorrência da morte do professor e economista João Porto Rodrigues (81), ocorrida na manhã deste sábado (15.11), no Hospital Regional Dr. Antônio Fontes, em Cáceres.

João Rodrigues foi um dos professores fundantes do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), que, anos depois, se transformaria na Universidade do Estado de Mato Grosso.

Ele deixa um legado indelével na história da educação superior em Mato Grosso. Em 1978, o sonho de cursar um curso superior em Cáceres começou a se tornar realidade a partir da iniciativa dos professores João Rodrigues e Edival dos Reis, somada à parceria das professoras Miriam Menezes, Luttgards Saavedra e Neuza Zattar.

Esses professores fundantes do Iesc, talvez sem desconfiar da dimensão que suas ações tomariam, deram início ao que hoje é a Unemat, uma das mais importantes Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso.

Natural de Cáceres (MT), João Rodrigues nasceu em 10 de julho de 1944. Na cidade, fez curso técnico em Contabilidade. Já trabalhava como bancário quando foi cursar Ciências Econômicas em Campo Grande (à época, o município pertencia a MT), concluindo seus estudos em Marília (SP).

Como economista, consolidou uma carreira de sucesso, administrando o Escritório Contábil Nova Cáceres por mais de três décadas, ao lado de sua esposa, Maria Conceição Faria Rodrigues. Sua trajetória também foi marcada por um forte engajamento público e comunitário.

João Rodrigues deixa sua esposa, Maria Conceição Faria Rodrigues; os filhos Luciano, com a nora Cléia Moreira, e Luciany, com o genro César Augusto; além dos netos Karina, Kayron e Vitória.

O corpo está sendo velado em Cáceres, na capela funerária Park dos Ipês, desde às 16h deste sábado. O sepultamento está previsto para este domingo (16), às 10h, no Cemitério Park dos Ipês.

Releia a entrevista concedida por João Porto Rodrigues em 2018, para a Edição Especial de 40 anos. O professor fundador narrou o início do Iesc, a parceria com Edival dos Reis e o "sonho realizado".


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!