ALMT

Docentes da Unemat recebem títulos de Cidadãos Mato-grossenses

As homenagens foram concedidas pelo deputado Valdir Barranco

Por Danielle Tavares
15/04/2025

(Foto: Deivid Fontes)

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, e as professoras Ivone Vieira da Silva e Solange Arrolho, ambas do câmpus de Alta Floresta, receberam o título de Cidadãs Mato-grossenses. Também foi agraciado, com Moção de Aplauso, o docente de Nova Mutum, Agilson Poquiviqui.

As homenagens foram concedidas pelo deputado Valdir Barranco, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Educação do Estado, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (14.05), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

“Hoje oficialmente Mato Grosso os reconhece. O pertencimento se constrói com o tempo, com a entrega, com o amor pela terra onde se vive. Nossa diversidade cultural e nossa riqueza humana estão, justamente, nessa mistura de origens, nessa convergência de vidas que fazem deste lugar um solo fértil de possibilidades. Também é dia de homenagear àqueles que aqui nasceram, pessoas que contribuem com a Educação, com a arte, a cultura, esporte, saúde, economia, desenvolvimento humano e social”, declarou o parlamentar na abertura na solenidade.

A reitora Vera Maquêa, que veio com os pais do interior do Paraná, ainda no início da década de 1970, lembrou que este Estado os acolheu e lhes possibilitou novos caminhos.

“Eu ofereço este título a todas as pessoas que trabalham para que Mato Grosso seja um Estado justo, um Estado de oportunidades. Mato Grosso é formado de pessoas que vieram de outros lugares, de outros estados, em vários momentos diferentes. E essas pessoas constroem Mato Grosso. Não existe um estado, uma Geografia, sem gente. Essa Geografia é habitada por pessoas, por sonhos, por muita luta, por muito trabalho, por muita realização e por muita coisa boa”, afirmou a reitora.

Maquêa destacou, ainda, que a educação pública foi a base para o seu crescimento pessoal e profissional.

“Com certeza, o fato de eu ter estado aqui, de ter tido a oportunidade fazer toda minha educação básica, meu ensino médio e superior na escola pública, mestrado e doutorado em universidades públicas, é o que me leva hoje a dedicar a energia da minha vida para que outras pessoas possam, também, conquistar seus sonhos por meio da Educação. Não existe outra forma”, concluiu.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!