Festival de Ciência

Unemat marca presença no Pint of Science Brasil 2023 em seis municípios de MT

Por Hemília Maia
16/05/2023

(Foto: Divulgação)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) marca presença na edição do Pint of Science Brasil 2023 como a Instituição de Ensino Superior com a maior participação em número de cidades na região Centro-Oeste. No Brasil onde o festival acontece em 123 cidades, incluindo 20 capitais estaduais e o distrito federal, a expectativa de público é de mais de 20 mil pessoas.  Só na região Centro-Oeste há 14 municípios envolvidos, sendo 10 no estado Mato Grosso. A Unemat estará presente em seis deles.

A Unemat estará presente com seus pesquisadores nos municípios de Cáceres, Cuiabá, Nova Mutum, Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra. “A Unemat é uma universidade com muitos campi e num estado bastante grande. O mesmo aspecto que permite a ela estar mais próxima da sociedade quando se trata do oferecimento de cursos e que também permite a ela se aproximar da sociedade para divulgar ciência”, comentou o coordenador do Centro-Oeste no Pint of Science Brasil, Eduardo Bessa.

O evento mundial Pint of Science que é movido pela vontade de estabelecer um diálogo aberto e informal entre cientistas e sociedade, neste ano será realizado em cerca de 400 cidades de 26 países diferentes, simultaneamente, nos dias 22, 23 e 24 de maio.

A edição 2023 do Pint of Science Brasil, conta com mais de 600 pesquisadores e especialistas que promoverão um diálogo aberto e informal sobre temáticas que envolvem biologia, química, física, matemática, política, direito e tecnologia, em bares e restaurantes. Com o lema de 2023 “Um brinde à Ciência” o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, em prol do desenvolvimento da educação científica no país.

Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em diversos países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, o festival vem crescendo e ganhando destaque em todo o país. O Pint of Science Brasil é organizado por mais 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores.  A parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, bem como com a mídia e patrocinadores, tem sido fundamental para o sucesso do festival nos últimos anos.

Confira a programação nos municípios onde a Unemat participa do Pint of Science Brasil:

Cáceres

Cuiabá

Nova Mutum

Nova Xavantina

Sinop

Tangará da Terra

Saiba mais



Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!