SAÚDE

Enfermagem da Unemat realiza ação do Novembro Azul com pacientes do Hospital Regional de Cáceres

Trabalho de conscientização sobre câncer de próstata foi feito com pacientes da Clínica Médica nesta sexta-feira (11)

Por Nataniel Zanferrari
16/11/2022

(Foto: Arquivo pessoal)

As alunas do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres realizaram uma ação de campanha do Novembro Azul com os pacientes da Clínica Médica do Hospital Regional nesta sexta-feira (11).

As estudantes passaram nas enfermarias enfatizando a importância do homem procurar realizar o exame de próstata, esclarecendo o que é o câncer de próstata, os principais sinais e sintomas, fatores de risco, prevenção e que o atendimento para realização do exame de próstata é realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele

“Durante as conversas, muitos homens e mulheres entre os pacientes e acompanhantes achavam que este exame era realizado somente pago, e fizeram bastante questionamentos sobre a procura do exame”, disse a professora Bianca Teshima, que orientou a ação. “A realização de trabalhos de educação em Saúde, seja na comunidade ou âmbito hospitalar, é uma ferramenta imprescindível para melhor alcançar a saúde da população, uma vez que conscientizar para a importância de prevenir doenças é cuidar da saúde masculina”, contou.

Participaram da ação as alunas Dayane Ferreira Leite, Giselle Vidal Fonseca, Jaqueline Maria Ramos e Matilde Queiroz Balderrama, como parte da disciplina Saúde do Adulto.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!