Tecnologia e Inovação

Unemat participa da Campus Party Brasil

Por Assesseria de Comunicação
16/11/2022

(Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participou, pela primeira vez, da edição nacional da Campus Party em São Paulo. O evento aconteceu no Centro de Exposições do Anhembi, de 11 a 15 de novembro.

A Unemat participou do evento como instituição parceira e levou uma caravana de alunos, professores e servidores técnicos, totalizando 30 pessoas vinculadas ao curso de Ciência da Computação do Câmpus de Alto Araguaia e do Núcleo Pedagógico de Rondonópolis. O grupo apresentou projetos de extensão e pesquisas vinculados ao Centro de Reciclarem e Inovação em Automação e Robótica (Criar) e desenvolvidos no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados (Lese). Os projetos de eletrônica, automação e robótica são desenvolvidos com resíduos eletrônicos e serão apresentados por alunos em créditos de extensão e seus orientadores.

Além do Caminhão da Extensão de Unemat, que funcionou como um Stand de apresentação, o Lese e o Criar ainda contaram com duas bancadas exclusivas para apresentar projetos e dispositivos desenvolvidos por alunos e professores.

Toda a equipe da Unemat ficou dentro da Arena da Campus Party, ao lado de Microsoft, GitHub, Payoneer, John Deere, RNP, outras empresas de inovação e tecnologia e próximo ao palco central do evento.

Da mesma forma que em 2021 a equipe do CRIAR/LESE da Unemat  foi a única universidade presente na Waste Expo com stand de exposição, esse ano foi a única universidade presente no evento com stand de exposição e vem sendo destaque com a apresentação de dispositivos construídos com resíduos eletrônicos.

O professores Fernando Yoiti Obana, Max Robert Marinho,  Daniela Cabral de Oliveira,  Cenez Araújo de Rezende, Lucas Kriesel Sperotto, Darley Domigos de Almeida, André Flederico Pereira  coordenaram as ações e a participação dos acadêmicos no maior evento de tecnologia do Brasil, e um dos maiores eventos da área no mundo. Segundo eles a presença da Unemat como expositor coloca a Universidade como um destaque no cenário internacional, mostrando a qualidade do que vem sendo produzido na universidade. Além dos professores, também acompanharam a caravana de alunos os servidores técnico-administrativos: Leandro de Jesus Café, Edson Maciel de Lima e Sonia Aparecida Monteiro.

Os organizadores do evento estimaram a presença de 200 mil pessoas nos cinco dias de evento. Só na Arena a capacidade é de 12 mil pessoas simultâneas e na área de parque, cerca de 6 mil participantes ficaram acampados.

A programação da Campus Party incluiu palestrantes internacionais como o fundador da rede social orkut.com, Orkut Buyukkokten,; Jordan Soles, formado em inteligência artificial e ciências cognitivas pela Univesity of Toronto; Josiah Zayner, estrela do documentário da Netflix, “Seleção Artificial”, dentre vários outros nomes. Na Open Campus, espaço gratuito do evento, aconteceu um campeonato de robôs, e na área de Drones foram realizadas apresentações ballet com drones trazendo Arte ao conceito de STEAM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), simuladores de VR, AR e MR além do stand do Include com oficinas de robótica e prototipagem.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!