Pesquisadores do programa de mestrado profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua/Unemat) reuniram-se com a diretoria da Autarquia Águas do Pantanal, com objetivo de propor ações e estudos que venham a auxiliar o município de Cáceres no que tange ao saneamento básico e cumprimento de seu Marco Legal. O encontro ocorreu ontem (15/02), na sede da Águas do Pantanal.
Como primeira ação, a equipe da Unemat apresentou o projeto “Implantação de alagados construídos variando os materiais filtrantes em uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no município de Cáceres – MT”, aprovado e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Com um valor de R$90 mil, a ação visa avaliar o polimento ou tratamento de efluentes da região com o auxílio de uma técnica de baixo custo.
A diretoria da autarquia solicitou um estudo relativo ao córrego Sangradouro e possíveis soluções do ponto de vista pluvial e de saneamento. “Receber demandas da sociedade e dar soluções econômicas, céleres, sustentáveis é obrigação da Universidade, principalmente quando falamos de seus programas de mestrado profissionais, como é o caso do Profágua”, disse o coordenador do Programa, professor Francisco Lledo dos Santos.
Segundo o diretor da Águas do Pantanal, Júlio César Parreira Duarte, “a autarquia se empenhará ao máximo, junto com a Unemat, para dar respostas à sociedade cacerense no que se refere ao nosso saneamento básico e políticas públicas que envolvam o tema, sempre respeitando o preceito da sustentabilidade”.
Os termos de cooperação serão avaliados pelas instâncias competentes, mas as instituições sinalizam uma parceria que visa o melhor para a sociedade Cacerense.
Também participaram da reunião: Antônio Mendes (Planejamento), Mauri Menezes (Assessor Técnico Operacional) e os pesquisadores: Ernandes Sobreira Oliveira Junior, Wilkinson Lopes Lázaro e Carlos Gabriel Lacerda Carvalho (Profágua/ Unemat).
Contato:
imprensa@unemat.br