Unemat lança sete novas obras em seu catálogo virtual, todas acessíveis de forma gratuita. Os títulos acadêmicos-ceintíficos contemplam as áreas de Literatura, Biologia, Educação. Veja abaixo:
Multitonalidade contemporânea: antologia poética comentada (v.4)
Organizadoras: Marta Cocco e Rosana Rodrigues da Silva
Resumo: O volume 4 da coleção “Nossas vozes, nosso chão” traz à cena nove poetas da literatura contemporânea produzida em Mato Grosso. Esta coletânea, iniciada em 2011, tem o objetivo de apresentar parte da produção poética do estado, com comentários de pesquisadores, oferecendo subsídio de leitura para estudantes da educação básica e das universidades, para professores e demais pessoas da comunidade leitora.
Nascentes urbanas: um olhar para a conservação
Organizadores: Ernandes Sobreira Oliveira Junior, Flávia Beatriz Corrêa da Costa, Beatriz Ferraz Bühler e Claumir Cesar Muniz
Resumo: Obra técnica e educativa que aborda, de forma acessível e fundamentada, os desafios e caminhos para a conservação de nascentes localizadas em áreas urbanas. A cartilha oferece um panorama interdisciplinar sobre a importância ecológica, hidrológica e social das nascentes urbanas, destacando seus múltiplos valores e funções nos territórios das cidades. Com linguagem didática, propõe estratégias práticas de manejo, recuperação e educação ambiental voltadas à sensibilização de gestores, estudantes, professores e comunidades.
Modelagem e experimentação em Biologia: um guia prático
Organizadores: Ernandes Sobreira Oliveira Junior, Wilkinson Lopes Lázaro e Bruno Ormonde Lima de Oliveira
Resumo: É um guia prático, acessível e didático voltado ao ensino e à aplicação da estatística no contexto das Ciências Biológicas. Com exemplos contextualizados, o livro busca atender às principais dificuldades enfrentadas por estudantes de graduação ao lidar com o desenho experimental, análise estatística e modelagem de dados. Voltado a estudantes, professores e pesquisadores iniciantes, o livro contribui para o fortalecimento do pensamento crítico-científico, promovendo a autonomia na investigação biológica com base em fundamentos estatísticos sólidos.
Da teoria à prática: contribuições para a formação do aluno leitor
Organizadores: Antonio Aparecido Mantovani, Genivaldo Rodrigues Sobrinho e Leandra Ines Seganfredo Santos
Resumo: Esta coletânea é o 12º volume da Coleção Sala das Letras e envolve textos de três universidades: Unemat/Sinop, Estadual Paulista (Unesp) e Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Os textos abordam distintas propostas de reflexões a partir de uma diversidade de perspectivas teórico-metodológicas acerca da literatura, do letramento literário, provenientes de diversas concepções que envolvem a leitura do texto literário e seu ensino, bem como o trabalho da literatura na sala de aula e sua contribuição na construção de um sujeito agente de conhecimento, de um aluno leitor, crítico, reflexivo e mais humanizado.
Pantanal invisível: guia de macroinvertebrados aquáticos
Organizadores: Claumir César Muniz, Wilkinson Lopes Lázaro, Acisa Raimunda de Souza, Beatriz Marques Freire, Ana Caroline Amorim de Oliveira, Aline Costa Gonçalves, Milaine Fernandes dos Santos, Felipe Rafael de Oliveira e Ernandes Sobreira Oliveira Júnior
Resumo: Com linguagem clara, recursos criativos e técnicos, o guia vem para suprir a falta de publicações sobre os macroinvertebrados do Pantanal Norte e ampliar conhecimento sobre esses organismos que passam despercebidos a olho desarmado, mas apresentam importante papel ecológico e social, reforçando a importância da conservação da biodiversidade e do conhecimento sobre as comunidades aquáticas do Pantanal.
Autora: Fabiane Aparecida Santos Clemente Salles
Resumo: Esta obra busca apresentar modelos e instrumentos de avaliação de competências interculturais na educação superior a fim de subsidiar pesquisas futuras no contexto latino-americano. Apresenta-se um debate sobre competências interculturais decoloniais, com perspectiva de competências input e output, bem como a interculturalidade relacional, funcional e crítica.
Língua e linguagem: perspectivas contemporâneas de práticas de ensino e pesquisa
Organizadores: Elizangela Patrícia Moreira da Costa, Barbara Cristina Gallardo, Ruberval Franco Maciel, Sérgio Ifa e Nataniel dos Santos Gomes
Resumo: A partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos, fundamentados na área da Linguística Aplicada, os autores problematizam práticas de ensino-aprendizagem de línguas e linguagem; ensino do português e seus desdobramentos como língua de acolhimento e a interpenetração de outras línguas na fronteira Brasil/Bolívia; relações entre a constituição identitária e aspectos decoloniais materializados na linguagem; tecnologias digitais em uma perspectiva pós-humanista; leitura e análise de textos constituídos pelo plano de expressão verbo-visual em materiais didáticos; (re)constituição identitária do professor de inglês na elaboração e aplicação de material didático; e metodologia de pesquisa.
Contato:
imprensa@unemat.br