JORNALISMO AMBIENTAL

Unemat realiza curso de introdução ao jornalismo ambiental

O evento é realizado pelo Projeto ABC do Pantanal

Por Yesa Maria (Estagiária de Jornalismo)
17/01/2022

O curso é realizado pelo Projeto ABC do Pantanal (Foto: Design Unemat)

O Projeto ABC do Pantanal da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra realizará o curso de Introdução ao Jornalismo Ambiental, entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro, às 19 horas, pelo Google Meet.

A carga horária certificada é de 16 horas.

Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de janeiro, clicando aqui.

As inscrições são gratuitas.

O curso apresentará os conceitos teóricos da área, discussão das principais temáticas relativa à prática profissional e informações sobre mercado de trabalho.

O evento tem como público alvo estudantes do curso de jornalismo e graduados em jornalismo.

Atualmente, matérias sobre temas ambientais estão cada vez mais comuns no noticiário. Mesmo que essas questões ainda não sejam naturalmente prioritárias nas pautas dos veículos de comunicação jornalísticos, elas têm conseguido espaços gigantescos na cobertura do cotidiano por conta da dimensão dos fatos que estão acontecendo. Rompimentos de barragens em áreas de mineração causando muitas mortes humanas e destruição de ecossistemas, queimadas na Amazônia, Pantanal e Cerrado, extremos climáticos como chuvas em excesso ou a completa falta de precipitação e pandemia iniciada pela exploração sem limites da fauna tornaram-se parte do dia a dia das pessoas por meio da veiculação de informações pela imprensa.

Não importa qual seja o meio de comunicação, se em sites, podcasts, jornais e revistas impressos ou emissoras de rádio e televisão, os jornalistas têm de estar capacitados para trabalhar com questões como sustentabilidade, mudanças climáticas, biodiversidade, poluição (do ar, do solo e das águas), ocupação territorial, escassez hídrica, produção de energia e resíduos sólidos, para citar somente algumas.

 Assim, o curso de Introdução ao Jornalismo Ambiental busca contextualizar a especialidade e preparar profissionais para atuação na área. 


PALESTRANTE

- Dimas Marques 

Jornalista, editor-chefe do site Fauna News.

- Emanuel Alencar

Jornalista, autor do livro "Baía de Guanabara: descaso e resistência"


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!