Registro de Encargos Docentes

Professores efetivos da Unemat têm até o dia 24 de novembro para se inscrever em capacitação de sistema

Por Hemília Maia
18/11/2021

Inscrições seguem até 24 de novembro (Foto: Design Unemat)

Os professores efetivos da Unemat devem se inscrever para a capacitação do Sistema de Registro de Encargos Docentes (RED) até o dia 24 de novembro. A capacitação será ofertada nos dias 25, 26 e 29 de novembro, de forma online, pelas plataformas do Google Meet e do YouTube. As inscrições poderão ser feitas para o período matutino das 8h às 10h ou para o período vespertino, das 14h às 16h, em uma das datas de oferta da capacitação.


Para se inscrever acesse aqui.

Após a capacitação realizada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação por meio da Tecnologia da Informação Unemat (PRPTI/TIU) o sistema será implantado em todos os câmpus da Instituição. A exceção serão os câmpus de Alta Floresta e Diamantino, onde o piloto do sistema foi realizado e, desde então, o RED já está em funcionamento.

A implantação do RED é fruto das deliberações do 3º Congresso Universitário, do trabalho da comissão responsável por atender as proposições do eixo Gestão e das amplas discussões ocorridas em todos os câmpus da Unemat. Em 2022, o RED, que foi totalmente desenvolvido pela TIU, será integrado ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e, posteriormente, servirá de base para a Comissão Permanente de Avaliação Desempenho Docente (Copad).

No RED os professores terão todas as suas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e gestão demonstradas. Por meio do RED será possível construir um histórico de vida profissional bem como demonstrar todas as atividades desenvolvidas dentro da carga horária de cada docente.

O pró-reitor da PRPTI, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro, lembra que hoje não existe uma ferramenta que desempenhe tal função e que, nos moldes adotados atualmente, é muito difícil mensurar a atuação profissional dos professores, que sempre são chamados a justificar seu desempenho, que vai muito além das atividades desenvolvidas em sala de aula.

A partir da implantação do sistema, os docentes terão até o dia 18 de dezembro para lançarem suas atividades de 2021 no RED. Em 2022, o colegiado de faculdade validará as informações lançadas e, dessa forma, seguirá sucessivamente nos anos seguintes. 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!