MTVERSO

Governo de Mato Grosso lança Escritório de Realidade Virtual na COP 27

Tecnologia utilizada no projeto foi 100% desenvolvida pelo Núcleo de Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc) da Unemat

Por Naiara Martins | Seciteci-MT
17/11/2022

(Foto: Seciteci)

O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Maurício Munhoz, lançaram durante a 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito, a plataforma de Negócios de Mato Grosso no Metaverso, o MTVerso. O ambiente virtual funciona como um escritório de representação global do Estado.

O projeto foi desenvolvido pela Seciteci e Parque Tecnológico Mato Grosso, com tecnologia 100% desenvolvida pelo Núcleo de Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), coordenado pelo professor Robson Gomes de Melo.

O vídeo apresentado pelo Governo de Mato Grosso, foi produzido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), que, por meio da realidade aumentada, usa o ambiente do Metaverso para oportunizar aos espectadores uma experiência imersiva em 360°. No ambiente virtual, o espectador tem a chance de percorrer biomas, como Cerrado, Pantanal e Amazônia, e conhecer trabalhos desenvolvidos pelo Estado para a preservação.

A plataforma de realidade virtual também irá contribuir para abrigar tecnologias ligadas a resiliência climática e ao monitoramento do potencial hídrico de Mato Grosso. O metaverso também será adaptado e estendido para a oferta de cursos profissionalizantes, na rede estadual de escolas técnicas. A unidade de Cuiabá será a primeira a receber 15 óculos de realidade virtual, como piloto do projeto.

Com as temáticas, a Seciteci realizará nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, respectivamente, o I Seminário Parque Tecnológico Pensando Mato Grosso e o Seminário da Educação Profissional de Mato Grosso. Os eventos prometem reunir os principais nomes das áreas de mudanças climáticas e evasão escolar.

Feira de Tecnologia

Simultaneamente à COP 27, o Parque Tecnológico Mato Grosso também participa com um estande na China Hi-Tech Fair (CHTF), feira de alta tecnologia da China, que teve início nesta terça-feira (15.11) e segue até sábado (19.11), em Shenzhen (China).

O secretário Maurício Munhoz lembra que o encontro de negócios reúne instituições parceiras de todo o mundo, conectadas para a promoção de intercâmbios e cooperações em tecnologia, além da apresentação de produtos e serviços, e assinatura de protocolos de intenção para cooperação internacional. A China Hi-Tech Fair pode ser visitada pelo link https://lnkd.in/gGrkBW9x


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!