VAGAS 2023/1

Período de inscrições para portadores de diploma, transferência de cursos e reintegração para alunos e ex-alunos da Unemat e de outras IES e de reopção de vínculo para alunos ativos da Unemat encerra nesta sexta-feira (18)

Por Hemília Maia
17/11/2022

(Foto: Arte: Design)


Se você é aluno da graduação na Unemat e quer transferir para outro câmpus, outro turno ou até mesmo para outro curso; se você é um ex-aluno da Unemat que não concluiu seu curso e deseja voltar à universidade para concluí-lo; ou até mesmo se você é aluno de outra Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada, e quer transferir para o mesmo curso ou um curso de áreas afins na Unemat; se você é ex-aluno de outra IES que não concluiu seu curso e deseja concluí-lo na Unemat; se você já tem diploma de nível superior e deseja fazer uma nova graduação, essa oportunidade foi pensada para você.

As inscrições, para concorrer ao cadastro de reserva das vagas ofertadas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que não são preenchidas pelo processo vestibular ou aquelas decorridas por desistência, encerram nesta sexta-feira, dia 18 de novembro. A exceção são as vagas não preenchidas no curso de Medicina que serão tratadas em outro edital. Para se inscrever acesse vagasremanescentes.unemat.br  e clique em “Curso de oferta contínua”, informe o CPF, preencha o formulário com os dados pessoais e escolha uma das categorias disponíveis. 

É importante se atentar que entre os documentos exigidos está o Histórico Acadêmico da Graduação. Este documento é referente ao curso superior ativo, concluído ou aquele curso que o candidato perdeu o vínculo, nunca o Histórico do Nível Médio. O Edital ainda exige a Certidão de Quitação Eleitoral. Para obtê-la clique aqui.  Já os candidatos menores de 18 anos devem declarar não possuir o documento. Os candidatos que optarem pelas categorias de transferência externa 6, 7, 8 e 9  do edital precisarão juntar a declaração de vínculo.

 

A seleção se dará em duas fases, a primeira de análise documental e de categoria e a segunda de análise por coeficiente de rendimento. Todos os candidatos que cumprirem as exigências do edital serão considerados classificados. O resultado final será publicado no dia 19 de dezembro pela ordem do coeficiente de rendimento nas respectivas categorias. Em comum a todas as categorias está já ter sido ingressante no nível superior em algum momento da vida acadêmica.

 

Se o candidato é aluno com status ativo, as categorias 1 e 2 tratam da Reopção de vínculo.

Categoria 1 - Reopção de vínculo – mesmo curso da Unemat: alunos da Unemat, com status ativo, que pretendem mudar de turno, de habilitação e ou câmpus, desde que não mude o curso de graduação atual;

 

Categoria 2 - Reopção de vínculo – outro curso da Unemat: alunos da Unemat, com status ativoque pretendem mudar de curso, turno, habilitação e ou câmpus;

 

Se o candidato é ex-aluno e perdeu o vínculo, as categorias 4 e 5 tratam da Reintegração de ex-aluno

 

Categoria 4 - Reintegração de ex-aluno – mesmo curso da Unemat: ex-aluno que pretenda retornar ao mesmo curso de graduação e no mesmo Câmpus em que estava matriculado, antes de perder o vínculo.

 

Categoria 5 - Reintegração de ex-aluno da Unemat combinada com reopção de vínculo: ex-aluno que pretenda retornar ao mesmo curso de graduação, mas em Câmpus diferente daquele que estava matriculado, antes de perder o vínculo.

 

Se o candidato é estudante de outra Instituição de Ensino Superior (IES), as categorias 6, 7, 8 e 9 tratam da transferência externa.

Categoria 6 - Transferência externa – mesmo curso – Instituição Pública e Gratuita: aluno matriculado e ativo no mesmo curso de graduação pretendido, em uma Instituição de Ensino Superior pública e gratuita.

 

Categoria 7 - Transferência externa – mesmo curso – Instituição Privada de Ensino Superior: aluno  matriculado e ativo no mesmo curso de graduação pretendido, em uma Instituição de Ensino Superior privada.

 

Categoria 8 - Transferência externa – outro curso – Instituição Pública e Gratuita: aluno matriculado e ativo em curso de graduação em uma Instituição de Ensino Superior pública e gratuita.

 

Categoria 9 - Transferência externa – outro curso – Instituição Privada de Ensino Superior: aluno matriculado e ativo em curso de graduação em uma Instituição de Ensino Superior privada.

 

Mas, se o candidato é ex-aluno de outra IES, as categorias que tratam da reintegração de ex-alunos são a 10 e a 11.

Categoria 10 - Reintegração de ex-alunos de outra IES – Instituição Pública e Gratuita: ex-aluno que estava matriculado em Instituição de Ensino Superior Pública e Gratuita antes de perder o vínculo e que pretenda estudar em um curso de graduação na Unemat.

 

Categoria 11 - Reintegração de ex-alunos de outra IES – Instituição Privada de Ensino Superior: ex-aluno que estava matriculado em Instituição de Ensino Superior privada antes de perder o vínculo e que pretenda estudar em um curso de graduação na Unemat.

 

E, se o candidato já tem um diploma de Ensino Superior, a categoria 12 é a que trata da nova graduação.

Categoria 12 - Portador de Diploma de Ensino Superior - Nova graduação: candidato portador de diploma de curso superior.

 

Confira o Edital de Fluxo Contínuo nº04/2021 -seleção e preenchimentode vagas remanescentes dos cursos de graduação presenciais de oferta contínuada Unemat 2022/2 e 2023/1


Confira o Edital Complementar 14 – Quadro de vagas remanescentes e cadastro de reserva semestre letivo 2023/1.

Para realizar as inscrições, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!