CONEPE 2024

Posse de novas conselheiras reforça presença feminina em papeis de decisão

Por Danielle Tavares
17/04/2024

(Foto: Danielle Tavares)

A posse de cinco novas conselheiras, representantes de diferentes segmentos acadêmicos, reforça a presença feminina nos órgãos colegiados da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat).

Elas foram empossadas pela reitora, Vera Maquêa, durante a abertura da 1ª sessão ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de 2024 (Conepe), realizada esta semana (16 a 19/04), em Cáceres.


Conselheiras discentes empossadas:

Cláudia Ardaia Conceição (Cáceres)

Jheimy Cruz Donadia (Colíder)

Keisiellen Rocha Moreira (Colíder)

Kérolly Ribeiro Schuenck (Colíder)


Conselheira docente empossada:

Luciene Castueira de Oliveira (Médio Araguaia)


Com essa nova composição, há uma forte ampliação da presença feminina nos órgãos de decisão colegiados. 

No Conepe, elas já são maioria. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão passa a ser constituído por 27 conselheiras mulheres e 23 homens. Entre elas, 14 são do segmento docente, 8 PTES e 5 discentes.

No Conselho Superior Universitário (Consuni), a presença feminina ainda não é maioria numérica. Dentre as 50 vagas, somente 9 são ocupadas por mulheres, sendo 1 PTES, 1 discente e 7 docentes.

A reitora Vera Maquêa destacou a importância democrática das mulheres ocuparem os diferentes espaços na universidade. “Sabemos dos desafios que passamos para podermos fazer parte de conselhos. A ampliação da participação feminina possibilita a representatividade igualitária e o pluralismo de vozes nos espaços de decisão”.


SESSÃO DO CONEPE

O ponto de pauta discutido nesta sessão do Conepe é a Normatização Acadêmica da Unemat, documento institucional que define e rege as atividades dos cursos de graduação em todas as suas modalidades.

A minuta que está em discussão pode ser acessada aqui: unemat.br/site/conepe/sessao



Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!