FOMENTO

Unemat oferta bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O período de inscrição para as 65 vagas é de 18 de maio a 6 de junho

Por Hemília Maia
17/05/2023

(Foto: Freepik)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publicou três editais internos de bolsas em Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação que juntos ofertam 65 vagas, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O período de inscrição dos editais inicia dia 18 de maio e segue até o dia 6 de junho. As inscrições para as bolsas de Iniciação Científica estão disponíveis no Sistema de Gestão de Bolsas GB/Unemat e as inscrições para as bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação  pelo e-mail: bolsainovacao@unemat.br.

A carga horária de atividades do bolsista será de no mínimo 12 horas semanais. Os bolsistas receberão 700 reais mensais durante o período de vigência da bolsa.

Para orientador entre os requisitos estão a titulação mínima de doutor e ser Profissional Técnico da Educação Superior (Ptes) efetivo, docente efetivo ou estar como professor convidado da Unemat. Cada edital possui suas exigências específicas, mas os três editais exigem que o profissional não esteja afastado por mais de 90 dias, a qualquer título, durante a vigência das bolsas e que não esteja em débito com relatórios junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Entre os requisitos exigidos aos bolsistas no processo seletivo estão: estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unemat e não ser cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, até o terceiro grau civil do seu respectivo orientador. Aos bolsistas de Iniciação Científica - Ações Afirmativas ainda é exigido que a matrícula, no curso de graduação, tenha sido efetuada pelo sistema de cotas.

No ato da implementação e durante a vigência da bolsa os requisitos exigidos são: permanecer regularmente matriculado em um curso de graduação da Unemat; não possuir vínculo empregatício ou qualquer atividade remunerada; não possuir outra modalidade de bolsa e não possuir pendências com a Diretoria de Gestão de Iniciação Científica da PRPPG.

A publicação do resultado final será realizada a partir do dia 5 de julho. As atividades dos bolsistas iniciarão a partir do recebimento do Termo de Aceite ou de um e-mail enviado pela Diretoria de Gestão de Iniciação Científica/PRPPG, comunicando o início da bolsa.

O período de vigência da bolsa será de 12 meses, tendo como início a data determinada no Termo de Aceite ou Despacho (bolsa Unemat), desde que o orientador atenda os prazos para o encaminhamento dos documentos para efetivação da bolsa.

Bolsa de Iniciação Científica e Iniciação Científica - Ações Afirmativas

Edital Interno de Seleção para de Bolsas de Iniciação Científica Pibic-CNPq Nº 006/2023

Edital Interno de Seleção para de Bolsas de Iniciação Científica Pibic-AF/CNPq Nº 005/2023

Confira aqui os anexos e editais complementares de Iniciação Científica e Iniciação Científica AF 

Mais informações em: probic@unemat.br

O Pibic é um programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento cadastradas no CNPq. O Programa é voltado para alunos de cursos de graduação da Unemat. O Pibic serve de incentivo à formação de novos pesquisadores, ao privilegiar a participação ativa de alunos de graduação em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

O Pibic-AF difere do primeiro apenas com relação à entrada na graduação por meio de vaga do sistema de cotas.

As bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq 2023/2024 e PIBIC-AF/CNPq 2023/2024 estão vinculadas ao projeto de pesquisa sob responsabilidade do pesquisador orientador.


Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Edital Interno de Seleção para Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Pibiti-CNPqNº 007/2023

Confira aqui os anexos e editais complementares de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Mais informações em: aginov@unemat.br

O Pibiti incentiva a formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa dos alunos de graduação no desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação em projetos com qualidade acadêmica e mérito científico.

São considerados subprojetos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação aqueles que resultem em produtos, processos e/ou serviços que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Serão consideradas ainda inovações baseadas em Tecnologia Social os subprojetos que compreendam produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.




Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!