O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede Bionorte) anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo para curso de doutorado, com ingresso previsto para 4 de agosto deste ano. O período de inscrição será de 3 de março a 4 de abril, exclusivamente pelo Portal Bionorte (disponível aqui).
Ao todo, são ofertadas 92 vagas entre os estados que compõem a rede do programa, sendo 11 para Mato Grosso.
Público-Alvo
O público-alvo do programa inclui portadores de diploma de Mestrado em áreas relacionadas à biodiversidade ou biotecnologia, reconhecido pela CAPES, além de candidatos estrangeiros com diploma validado pelas autoridades competentes de seu país.
O processo seletivo será composto por duas etapas: 1. Análise de currículo (eliminatória e classificatória) e 2. Avaliação do Projeto de Tese (eliminatória e classificatória).
Estrutura
O Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia do PPG-BIONORTE é um curso presencial, com duração de até 48 meses. Os doutorandos deverão cumprir um total de 30 créditos em disciplinas, sendo 13 obrigatórios e 17 optativos.
O programa tem duas áreas de concentração:
• Biodiversidade e Conservação, com linhas de pesquisa em: Conhecimento da Biodiversidade e Conservação; e Uso Sustentável da Biodiversidade.
• Biotecnologia, com linhas de pesquisa em: Bioprospecção; Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos.
Os objetivos do curso incluem a formação de doutores qualificados para atuar nos diversos campos da biodiversidade, conservação e biotecnologia; o incentivo à pesquisa científica interdisciplinar voltada para inovação e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia; e a disseminação e aplicação do conhecimento para promover a sustentabilidade na região.
Contato:
imprensa@unemat.br