A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu nesta terça-feira (29) representantes das empresas Carigen, Feltrin e Syngenta no Câmpus Universitário de Tangará da Serra para debater o melhoramento genético na fruticultura e fortalecer a relação de parceria da Universidade com as empresas. Durante a visita técnica, foram visitados os laboratórios e a área experimental do câmpus.
A Unemat iniciou sua parceria com a Feltrin em 2019, com o desenvolvimento e lançamento da Solar, cultivar de maracujá azedo desenvolvida pela Universidade e comercializada pela empresa. “A partir daí abriu-se a oportunidade de novas parcerias e, em 2023, iniciamos uma nova parceria para o desenvolvimento do programa de melhoramento genético do mamoeiro com o financiamento pela Feltrin Sementes”, conta o pesquisador responsável pelo projeto, Willian Krause, que é coordenador nacional do Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Centro-Oeste de Pesquisa e Pós-Graduação (Pró-Centro-Oeste) e atua no programa MT Horticultura da Unemat.
O diretor global da Plataforma de Vegetais da Syngenta, Javier Martinez-Cabrera, considera as parcerias uma parte essencial do desenvolvimento dos negócios da empresa ao redor do mundo. “Também acreditamos que podemos contribuir com o nosso conhecimento do setor para universidades e orientar alunos de mestrado e doutorado com colaboração prática sobre o que podemos fazer em diferentes mercados”, afirma Javier. “Este dia é muito especial para nós, porque temos a oportunidade de estarmos presentes, junto com a universidade e a Carigen, em uma nova aventura no desenvolvimento do mercado de mamão, não só no Brasil, mas globalmente”, garante o diretor.
Krause, que também integra o curso de Agronomia e os programas de pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGasp) e Genética e Melhoramento de Plantas (PGMP), destacou as possibilidades de parcerias institucionais e cooperação futuras. “Debatemos sobre o programa de melhoramento do mamoeiro e também sobre perspectivas de novas parcerias, não só com a Feltrin, mas também com a Carigen, para desenvolvimento de outros programas de melhoramento e também permitir o envolvimento de estudantes de mestrado e doutorado e a própria internacionalização dos nosso programas”, declara o professor.
O gerente de Produção Agrícola da Carigen, Luis Diego Ureña Solis, ressaltou a importância da cooperação internacional e os avanços observados. “Ficamos muito impressionados com o tamanho da Universidade e do Estado, e aplaudimos a colaboração entre a Feltrin e a Unemat. Ficamos surpresos com o progresso que vocês fizeram e com a importância do trabalho que vocês fizeram juntos. Estamos muito entusiasmados em colaborar com nossa empresa, Carigen, no desenvolvimento de materiais genéticos para o Brasil e o mercado global”, assegurou o gerente.
A Unemat segue consolidando parcerias nacionais e internacionais. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, lembra que o Laboratório de Melhoramento Genético, coordenado pelo professor Willian Krause, desenvolve estudos de grande importância tanto para o Estado de Mato Grosso quanto para outras regiões do Brasil e do mundo. “Com foco na fruticultura, as pesquisas de melhoramento garantiram a parceria já consolidada com a Feltrim e, agora, abrindo parcerias internacionais com a Syngenta, dos Estado Unidos, e a Carigen, do México. A ciência só avança com fortes parcerias e isso o professor Krause faz com grande expertise”, diz Áurea. “Essa cooperação internacional pode reforçar a internacionalização nos programas de pós-graduação, incluindo missões de pesquisa de curta duração, além de doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral”, explica a pró-reitora.
Além da equipe das empresas e dos pesquisadores, estiveram presentes o assessor de Pós-Graduação, Rivanildo Dallacort, e o assessor de Pesquisa, Severino de Paiva Sobrinho, bem como o diretor da Agência de Inovação (Aginov) da Unemat, Fernando Selleri, e o diretor político-pedagógico e financeiro em substituição do Câmpus de Tangará da Serra, Magno Alves Ribeiro.
Contato:
imprensa@unemat.br