Parceria

Projeto Ger@ção Inclusão Cidadã certifica 34 jovens para o mercado de trabalho

Por Assessoria de Comunicação
19/12/2022

Com os alunos, a partir da esquerda Tenente Coronel Cláudia Regina Soares, professora Marinalva dos Santos, vereadora Michele Carrasco e o secretário Gilson da Silva (Foto: Anna Clara Capistrano)

Em Diamantino-MT, 34 jovens aprovados pelo projeto Ger@ção Inclusão Cidadã receberam certificado de 80 horas de capacitação para inserção no mercado de trabalho. O projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Diamantino por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Técnico Mato-grossense (Item) e membros da sociedade civil organizada foi coordenado pela professora da Unemat, Marinalva Pereira dos Santos e pela enfermeira municipal Michele Cristina Carrasco.

O titular da pasta de Assistência Social destacou o compromisso da gestão municipal no desenvolvimento coletivo. “Reforço o nosso compromisso com a população diamantinense, inclusive com os nossos jovens. Educar para o trabalho e para a visão cidadã também é uma forma de contribuir com a mudança na vida das pessoas. Hoje, nossos adolescentes estão concluindo uma etapa muito importante na vida e me sinto grato de termos contribuído para que isso se efetivasse”.

Os alunos inscritos na segunda edição do projeto foram capacitados por três meses nas áreas de desenvolvimento pessoal, comportamento profissional, noções de direito e cidadania, administração financeira, empreendedorismo social, liderança, informática básica, matemática financeira e marketing pessoal com o objetivo de terem ferramentas para buscar e conquistar o primeiro emprego.

A coordenadora Marinalva Pereira comemorou a conclusão exitosa da segunda edição do projeto e comentou sobre os resultados obtidos. “Nesta segunda edição tivemos 45 inscritos e  destes 34 novos profissionais se formam em uma noite de alegria e comemoração. Na primeira edição tivemos 19 jovens matriculados e 18 formados, atualmente 10 deles estudam em tempo integral e 6 já estão inseridos no mercado de trabalho”.

A diretora do ITEM, vereadora Michele Carrasco, comentou sobre o desenvolvimento das atividades e os benefícios de jovens capacitados para o mercado de trabalho da região. “O desenvolvimento deste projeto foi excelente. Mais de 35 jovens puderam conhecer de perto uma universidade, além de professores e profissionais altamente qualificados. Após o curso, as empresas poderão contratar esses jovens aprendizes pelo seu diferencial no mercado. Essa ação é sobre criar um futuro melhor para os nossos adolescentes, para suas famílias e para a nossa cidade”.

O aluno Manoel de Oliveira, 16, compartilhou a emoção de concluir uma fase importante para seu desenvolvimento profissional e declarou. “A experiência do curso foi ótima. Eu já pensava em conhecer melhor a Administração e incluir ela na minha vida, só faltava eu tomar a decisão de ir atrás. Sinto que após o curso terei uma carreira melhor”.

Já a mãe da aluna Camile, 17, falou sobre a importância do projeto na preservação do jovem e no incentivo ao trabalho. Rosineia Pereira da Costa comentou. “Achei muito bom minha filha ter participado do projeto. Foi uma grande oportunidade para ela se preparar para um bom emprego, mesmo sendo menor de idade. Ações como essa tiram os jovens do caminho errado” e frisou “É necessário ter mais edições desta”.

O diretor Político-Pedagógico e Financeiro do câmpus da Unemat em Diamantino, professor Wilbum de Andrade Cardoso, também participou da cerimônia de entrega dos certificados no dia 14 de dezembro no prédio da Igreja Batista Life.

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!