A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu mais seis novos alunos do Timor Leste, país do continente asiático, que farão mestrado na Unemat por meio do Acordo de Cooperação entre a Unemat e o Fundo de Desenvolvimento de Capital Humano de Timor Leste (FDCH). O acordo prevê o fortalecimento da relação entre as instituições brasileira e timorense por meio da cooperação acadêmica, científica e cultural nas diversas áreas do ensino e da ciência, além de promover a difusão cultural e o fomento ao intercâmbio de conhecimento e de pessoas para o desenvolvimento de pesquisas e estágios de vivência.
Os professores selecionados no Timor Leste para receber as bolsas de estudo de pós-graduação em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como Brasil, Moçambique e Portugal passam por várias fases de seleção em seu país. Eles precisam ser indicados por parlamentares, de acordo com as necessidades do país, e obter aprovação com os melhores resultados em exames de português, após participação em curso de língua portuguesa ofertado no próprio país.
A cerimônia de recepção da delegação foi realizada ontem (18.12) no auditório da Faespe em Cáceres (MT) com a presença das autoridades acadêmicas brasileiras, entre elas a reitora em exercício, Nilce Maria, e os coordenadores dos programas de pós-graduação em Educação, Estudos Literários e em Ciências Ambientais, além das autoridades timorenses do FDCH e dos ministérios do Planejamento e Investimento Estratégico (MPIE) e Ensino Superior, Ciência e Cultura (Miescc) e os alunos timorenses da primeira turma do Acordo de Cooperação.
Os timorenses selecionados para o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) são Amandina Figueira da Costa Pinto, Constantino Sávio Mendonça Maia, Emiliana de Jesus Matos e Isabel da Costa Xavier. Manoel Bento dos Santos Sampaio fará mestrado pelo programa em Estudos Literários (PPGel) e Orlando da Cruz pelo programa em Ciências Ambientais (PPGCA).
A mesa de autoridades foi composta pela reitora em exercício, Nilce Maria; o representante do FDCH e dos ministérios do Planejamento e Investimento Estratégico (MPIE) e Ensino Superior, Ciência e Cultura (Miescc) timorense, Tomás Maria Nunes; o diretor em substituição de Unidade Regionalizada do câmpus de Cáceres, Alex Dalfito; os pró-reitores em substituição de Ensino de Graduação, José Ricardo Menacho, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Severino de Paiva Sobrinho; os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Juliana Mattiello, e de Extensão e Cultura, Everton do Nascimento e o assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais da Unemat, Anderson Amaral.
Contato:
imprensa@unemat.br