PÓS-GRADUAÇÃO

Unemat lança doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Aula inaugural foi realizada no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Professor Adriano Silva, em Cáceres

Por Nataniel Zanferrari
19/03/2025

O Programa de Pós-Graduação em Geografia lançou seu curso de doutorado, com aula inaugural realizada no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou na tarde desta terça-feira (18) seu curso de doutorado, com aula inaugural realizada no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Professor Adriano Silva, em Cáceres.

A aula inaugural foi ministrada por Maria Goretti da Costa Tavares, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 1991 e coordenadora da área de Geografia da Capes para o quadriênio 2021-2024 (Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

A aula inaugural da 1ª turma de doutorado e da 11ª turma de mestrado do PPGGeo foi ministrada por Maria Goretti da Costa Tavares, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 1991 e coordenadora da área de Geografia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o quadriênio 2021-2024. Também é bolsista de produtividade em pesquisa Nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro do Conselho Técnico Superior da Educação Superior (CTC-ES) da Capes.

Graduada em Geografia e especialista em Geografia da Amazônia pela UFPA, mestra e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria Goretti possui dois pós-doutorados: pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França.

“A Unemat é uma universidade estratégica, porque Cáceres está localizada nesta área de fronteira, além de possuir uma capilaridade, com vários outros câmpus distribuídos no Estado, portanto fomentar a pós-graduação e implantar um doutorado de Geografia aqui é de fundamental importância”, afirma a pesquisadora Maria Goretti da Costa Tavares (Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

Maria Goretti reforçou a importância do lançamento do doutorado no interior do Estado e do País. “A Unemat é uma universidade estratégica, porque Cáceres está localizada nesta área de fronteira, além de possuir uma capilaridade, com vários outros câmpus distribuídos no Estado, portanto fomentar a pós-graduação e implantar um doutorado de Geografia aqui é de fundamental importância”, disse a professora. “Além de estar em uma área de fronteira, a Unemat também tem a vantagem de abarcar três eixos ecológicos bastante importantes, que são os biomas da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal”, afirma a pesquisadora.

A coordenadora de área da Capes assegurou que a Geografia é uma área com grande perspectiva de expansão e interiorização da pós-graduação, da pesquisa e da extensão. “Temos excelentes perspectivas para este Programa e este curso de doutorado, desejamos que tenha muito sucesso”, declarou Maria Goretti.

“O doutorado em Geografia tem área de concentração e linhas de pesquisa totalmente inseridas nas questões de Mato Grosso, que podem ser referências para o Brasil e para o mundo. Estas pesquisas responderão questões locais e regionais”, afirma pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio (Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, lembrou que as pesquisas do PPGGeo são voltadas para a realidade local. “O doutorado em Geografia tem área de concentração e linhas de pesquisa totalmente inseridas nas questões de Mato Grosso, que podem ser referências para o Brasil e para o mundo”, explicou a pró-reitora. “Estas pesquisas responderão questões locais e regionais, tanto do ponto de vista ambiental, como manejo de água, de rio, de solos, de encosta, quanto de patrimônio, seja cultural, histórico ou urbano. Este é o papel de um programa de pós-graduação, sobretudo com doutorado: uma formação de pesquisadores com um olhar para as questões regionais, para que consigam responder às problemáticas locais, regionais, nacionais ou até internacionais”, afirma Áurea.

“Acreditamos que este doutorado terá um papel fundamental, considerando a região de fronteira onde ele está inserido, com certeza alavancará e fortalecerá a Geografia mato-grossense”, declarou a coordenadora do Programa, Sandra Mara Alves da Silva Neves (Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

A coordenadora do Programa, Sandra Mara Alves da Silva Neves, enfatiza que o lançamento do doutorado completa um ciclo. “Com a aprovação da proposta de doutorado e, agora, a implantação, nós passamos a atender nossos discentes em um outro nível”, explicou a coordenadora. “O curso de graduação em Geografia vem formando alunos para o Estado desde 1992. Feito isso, criamos, em 2015, o mestrado e, agora, em 2025, o doutorado. Acreditamos que este doutorado terá um papel fundamental, considerando a região de fronteira onde ele está inserido, com certeza alavancará e fortalecerá a Geografia mato-grossense”, declarou Sandra.

O vice-reitor Alexandre Porto destacou a abrangência que o PPGGeo possui no Estado. “Temos professores que viajaram quase 700 quilômetros para estares aqui hoje. Este Estado é muito grande, e a Unemat também”, mencionou o vice-reitor. Porto também parabenizou o Programa. “Sabemos que não é fácil conquistar a abertura de um doutorado, então a Unemat só tem a agradecer o empenho de todo o grupo de professores do PPGGeo. A Unemat, ao longo da sua história, investiu muito no nosso maior patrimônio, que são as pessoas, e, com isso, ela vem colhendo frutos. Grande parte destes professores do Programa de Pós-Graduação são frutos da Unemat, seja na graduação, seja na pós-graduação”, reconheceu o vice-reitor.

“A Unemat, ao longo da sua história, investiu muito no nosso maior patrimônio, que são as pessoas, e, com isso, ela vem colhendo frutos. Grande parte destes professores do Programa são frutos da Unemat, seja na graduação, seja na pós-graduação”, reconheceu o vice-reitor Alexandre Porto (Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

A aula inaugural contou com apresentação do artista cacerense Adãozinho de Harpa. A mesa de autoridades também foi composta pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria; pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento; e pela diretora político-pedagógica e financeira, Rinalda Bezerra.

 

O PROGRAMA

Fundado em 2015, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Unemat completa uma década de atuação em Cáceres com oferta de mestrado e, agora, doutorado, tendo conquistado Conceito 4 na Capes.

Tendo área de concentração em ‘Organização do espaço e meio ambiente’, são 17 docentes em duas linhas de pesquisa:
'Análise ambiental' e 'Dinâmica espacial'.

Já são 95 titulados como mestre, além de 72 alunos atualmente no Programa, entre mestrado e doutorado.

 

DOUTORADOS UNEMAT: EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO

Fundado em 2015, o Programa completa uma década de atuação em Cáceres com oferta de mestrado e, agora, doutorado, tendo conquistado Conceito 4 na Capes (Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

Este ano a Unemat realiza as aulas inaugurais de cinco novos doutorados: além do doutorado acadêmico em Geografia, lançado na tarde de ontem, a Unemat também abriu os doutorados acadêmicos em Ensino de Ciências e Matemática, em Barra do Bugres, e em Educação, em Cáceres; e lançará o doutorado acadêmico em Letras, no câmpus de Sinop, além do doutorado profissional em Ensino de História, em Cáceres.

Além dos cinco doutorados, a Unemat também aprovou, junto à Capes, o mestrado profissional em Processos e Tecnologias Educacionais em Rede no câmpus de Alto Araguaia.

Com os novos cursos, a Unemat passa a ofertar 36 cursos de pós-graduação stricto sensu dentro de 27 programas. São 24 mestrados, sendo 11 de mestrado acadêmico, 1 de mestrado profissional e 12 de mestrado profissional em rede; além de 12 doutorados, sendo 8 de doutorado acadêmico institucional, 3 de doutorado acadêmico em rede e 1 de doutorado profissional em rede. Todos os cursos possuem Conceito 4 ou maior junto à Capes.

A reitora Vera Maquêa aponta que os novos doutorados ofertados pela Unemat são frutos dos constantes investimentos institucionais na verticalização da pós-graduação. “Tudo isso é conquista do trabalho dos nossos docentes, que lutam a cada dia para o desenvolvimento da pós-graduação, o esforço institucional da Unemat que investiu na qualificação de seu quadro docente e, por fim, o compromisso da gestão em incentivar, apoiar e promover a pós-graduação em Programas que ainda não tinham doutorado implantados”, disse a reitora.

A relação dos cursos de pós-graduação stricto sensu pode ser acessada clicando aqui.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!