INSTITUCIONAL

Seciteci e Unemat destacam parceria para concessão de bolsas de pesquisa, extensão e inovação

São 300 bolsas, concedidas via Fapemat, para diversas áreas do conhecimento em todo o Estado

Por Danielle Tavares, Widson Ovando | Fapemat
19/05/2023

Gestores da Unemat, Seciteci e Faespe (Foto: Danielle Tavares)

 A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) firmaram cooperação técnica para apoiar a pesquisa, a extensão e a inovação no âmbito da universidade, com a concessão de 300 bolsas de pesquisa por 12 meses, no valor mensal de R$ 700 cada. Os recursos financeiros necessários para concessão de bolsas dos projetos são provenientes do Governo de Mato Grosso, totalizando um montante de R$ 2,5 milhões.

Eu reunião, realizada nessa quinta-feira (18/05), na reitoria da Universidade em Cáceres, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, reforçou a importância do apoio do estado para o desenvolvimento da pesquisa.

“Quero agradecer ao Governador de Mato Grosso, ao presidente da Fapemat, Marcos [de Sá Fernandes da Silva]. Que boa notícia para os nossos pesquisadores, para os nossos alunos: 300 bolsas para a Unemat via Fapemat”, disse o secretário. (Veja vídeo abaixo).

“Nós compreendemos que esse apoio do Governo do Estado, por meio da Fapemat que é a fundação de amparo dentro da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, é fundamental para que os nossos pesquisadores, desde a inovação científica até os nossos pesquisadores já formados, possam continuar desenvolvendo suas pesquisas e produzindo conhecimento de interesse para o estado de Mato Gross”, destacou a reitora da Unemat, Vera Maquêa.



SAIBA MAIS

O objetivo dessa iniciativa é fomentar o desenvolvimento de projetos em todas as áreas do conhecimento, apoiando os estudantes universitários em suas atividades acadêmicas.

A responsabilidade de acompanhar e coordenar os trabalhos ficará a cargo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que seguirá um plano de trabalho estabelecido pela Fundação. A Unemat é uma instituição de ensino superior presente em 13 câmpus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais de Educação à Distância. 

Para a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), professora doutora Vera Lucia da Rocha Maquêa, as bolsas financiadas pela Fapemat são de grande relevância para a Unemat, pois possibilita aos alunos a dedicação de maior tempo à pesquisa, considerando ainda que a graduação contribui nos primeiros passos para a formação do futuro pesquisador.  "Esse apoio, no quadro de um estado como Mato Grosso, configura-se como primordial para formação de profissionais para a pesquisa no interior Brasil”, disse a reitora.

De acordo com o presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva, essa parceria é importante para o desenvolvimento da pesquisa e inovação em Mato Grosso. "A concessão dessas bolsas de graduação proporcionará aos estudantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e contribuir para o avanço científico e tecnológico do estado", pontuou.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!