Termo de Compromisso

Unemat e prefeitura de Cáceres firmam compromisso em prol de professores e alunos do Ensino Fundamental

Interface entre projeto de pesquisa e de extensão da Unemat visa a Formação Continuada de professores no ensino da Matemática

Por Hemilia Maia
19/07/2023

(Foto: Divulgação)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Cáceres, e a Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação firmam Termo de Compromisso (TC) para realização da pesquisa "Formação Continuada: uma abordagem sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental com interface nas Tecnologias Digitais". Na última segunda-feira (17.07), o ato foi formalizado durante o 2° Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Cáceres com a assinatura do Termo de Compromisso. 

O diretor Político-Pedagógico e Financeiro em substituição do câmpus de Cáceres, Luiz Jorge Brasilino da Silva; a coordenadora da pesquisa, professora Cleide Gusmão; o prefeito em exercício, Odenilson José da Silva e o secretário de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan assinam o Termo de Compromisso do projeto de pesquisa que será desenvolvido em interface com o projeto de extensão, também da Unemat, “Ensino da Matemática no início da escolarização: ações formativas numa perspectiva da práxis pedagógica”. 

O projeto de pesquisa será coordenado pelas professoras da Faculdade de Educação e Linguagem (Facel) da Unemat/Cáceres, Cleide Aparecida Ferreira da Silva Gusmão, doutora em Educação em Ciências e Matemática, e Maurecilde Lemes da Silva Santana, doutora em Educação.  

Cleide Gusmão explica que os dois projetos envolvem diretamente o Grupo de Pesquisa Contextos Educativos da Infância, professores e discentes dos cursos de Matemática e Pedagogia, do câmpus de Cáceres, e professores e mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Unemat, em Barra do Bugres.    

“Juntos os projetos atenderão professores atuantes nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sendo estimada uma média de 60 professores com o objetivo de compreender como acontece o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática nas referidas turmas envolvidas. A partir desse conhecimento, será possível contribuir ainda mais com a melhoria desse processo por meio de formação continuada ofertada ao professores”, esclarece a coordenadora Cleide Gusmão.  

Segundo a coordenadora da pesquisa, Maurecilde Santana, a metodologia a ser utilizada na pesquisa envolverá vários métodos e caminhos.  “Sustentada na interface da extensão, as ações de intervenções desta proposta de pesquisa ocorrerão por meio de pesquisas, estudos e reflexões, encontros de planejamento presencial e online, observações e avaliações das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores participantes”, comentou a educadora.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!