As colações de grau das turmas 2023/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciaram nesta quarta-feira (31.01) em Alto Araguaia no recém reformado auditório do câmpus. A reitora da Unemat, Vera Maquêa conferiu grau aos 52 formandos dos cursos de Ciência da Computação, Direito e Letras.
No Brasil, a conquista do tão sonhado curso superior é construída por muitos cenários, muitas instâncias, contingências e luta coletiva e pessoal. Os nove novos professores do curso de Letras, os oito novos cientistas da Computação e os 35 novos bacharéis em Direito conquistaram seus diplomas na Unemat, universidade pública que é patrimônio do povo mato-grossense e os receberam num auditório lotado por familiares, amigos e autoridades.
A reitora Vera Maquêa, reforça nas cerimônias de colação de grau que a universidade pública e de qualidade deve estar acessível a todos que a desejarem. “Nós que tivemos o privilégio de estudar em uma universidade pública de qualidade precisamos trabalhar para que ela subsista e se fortaleça cada vez mais. Nós somos referência de educação superior em Mato Grosso. Levem a Unemat no coração de vocês!” A reitora também pediu aos formandos que agradeçam seus pais. “Vocês estão aqui hoje, vivendo esse momento de grande conquista, mas que não é só uma conquista individual. É uma conquista de cada pai, cada mãe. Eu sou mãe, eu sei o que esse momento representa para os pais de vocês”.
Juliana Ferreira da Silva Pereira, juramentista do curso de Direito, contou que sua história e seu amor pela Unemat vem de longa data. “Me formei em Computação em 2010 e atuei durante dois anos como professora aqui. Cursar Direito era um sonho e tive essa oportunidade também na Unemat. No geral, foi muito gratificante, um curso com professores maravilhosos, super capacitados. A Instituição nunca nos deixou na mão, pelo contrário, tivemos professores do Brasil inteiro. Sempre nos deram os melhores doutores e pós-doutores. Mas também foi um período difícil. Durante o curso, enfrentamos a pandemia e vivenciei minha mãe enfrentar um câncer. Mas, cheguei até aqui”.
O diretor Político-Pedagógico e Financeiro do câmpus, Caio César Enside de Abreu, também citou as dificuldades que os alunos enfrentam durante a vida acadêmica. “Saibam que nós acompanhamos a luta de vocês. Não a luta diária de cada um, mas as dificuldades com as disciplinas e as viagens intermunicipais percorridas ao longo desses anos, além de tantas outras situações. Tenham sempre em mente que vocês têm potencial”.
Além da reitora Vera Maquêa, participaram da mesa as autoridades acadêmicas: Áurea Ignácio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, os diretores do Câmpus de Alto Araguaia, Político-Pedagógico e Financeiro, Caio César Enside de Abreu e de Unidade Administrativa, Tiago Pereira Dantas e o diretor da Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas do Câmpus de Alto Araguaia, Lucas Kriesel Speroto. Os deputados Federal, Juarez Costa, e Estadual, Tiago Silva, foram representados respectivamente pelo seu assessor Marco Aurélio Carvalho Barros e pelo vereador Luiz Carlos Machado Junior; o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo, e a presidente da Câmara Municipal de Alto Araguaia, Odinéia Mariana de Souza, também ocuparam a mesa de autoridades.
Confira a programação das Colações de Grau 2023/2
01 de fevereiro
19h – Nova Xavantina – Agronomia, Biologia, Turismo e Engenharia Civil
06 de fevereiro
19h – Juara – Pedagogia e Administração
07 de fevereiro
14h30 - Tangará da Serra - Agronomia, Ciências Biológicas e Enfermagem
17h30 – Tangará da Serra – Engenharia Civil, Jornalismo e Letras
20h30 – Tangará da Serra – Administração/Agronegócio, Administração/Empresas e Ciências Contábeis
08 de fevereiro
16h – Barra do Bugres – Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção Agroindustrial
19h – Barra do Bugres – Direito e Matemática
14 de fevereiro
17h30 – Cáceres – Educação Física e Enfermagem
20h – Cáceres - Ciências Contábeis e Direito
15 de fevereiro
17h30 – Cáceres – Letras e Pedagogia
20h – Cáceres – Agronomia e Biologia
16 de fevereiro
19h – Cáceres - Ciência da Computação, Geografia, História e Matemática
20 de fevereiro
19h – Alta Floresta – Agronomia, Biologia, Direito e Engenharia Florestal
19h – Colíder - Agronomia
21 de fevereiro
19h – Sinop – Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação
22 de fevereiro
17h30 – Diamantino – Educação Física e Enfermagem
19h30 – Diamantino – Administração e Direito
23 de fevereiro
19h – Nova Mutum – Administração, Agronomia e Ciências Contábeis
27 de fevereiro
19h – Rondonópolis – Ciência da Computação, Direito e Letras
29 de fevereiro
19h – Pontes e Lacerda – Direito, Letras e Zootecnia
Contato:
imprensa@unemat.br