O Corpo de Bombeiros Militar do
Estado de Mato Grosso (CBMMT) divulgou nesta quinta-feira (02.05) que pretende
expandir o uso do aplicativo “Chama o Bombeiro” para outros municípios além de
Cáceres. A plataforma digital desenvolvida por servidores da Universidade do
Estado de Mato Grosso (Unemat), é utilizada para auxiliar usuários surdos a
pedir socorro com total independência.
Confira na íntegra a notícia publicada pela Assessoria do CBMMT
Aplicativo "Chama o Bombeiro" melhora significativamente a comunicação durante emergências
O Corpo de Bombeiros Militar de
Mato Grosso criou um grupo de trabalho para avaliar a expansão do aplicativo
"Chama o Bombeiro" para outros municípios além de Cáceres, com o
objetivo de proporcionar um atendimento emergencial mais inclusivo para pessoas
surdas em todo o Estado. O aplicativo, que melhora significativamente a
comunicação durante emergências, foi apresentado a autoridades civis e militares,
nessa terça-feira (30.04), em reunião na Sala de Situação Central do Batalhão
de Emergências Ambientais (BEA).
Desenvolvido em colaboração com o 5º Comando
Regional de Bombeiros Militar (CRBM) e o Centro de Inovação Redes Inteligentes
e Soluções Criativas (Risc - Unemat), o "Chama o Bombeiro" está
atualmente disponível apenas na cidade de Cáceres. Com a formação do novo grupo
de trabalho, liderado pelo comandante-geral do CBMMT, Alessandro Borges, há
intenção de expandir o uso do aplicativo.
“Essa iniciativa visa levar os benefícios do
'Chama o Bombeiro' para um número ainda maior de pessoas, garantindo um
atendimento eficiente e inclusivo em todo o Estado de Mato Grosso”, explicou o
comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
A apresentação da ferramenta às autoridades foi
conduzida pela equipe responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, que
inclui a coronel BM Luciana Bragança, o major BM Leandro Jorge de Souza, e os
professores Robson Gomes de Melo e Nivaldi Calonego Junior. Eles demonstraram
como a plataforma permite que usuários surdos comuniquem suas emergências
visualmente, enviando vídeos ou fotos que detalham o ocorrido. Os recursos do
aplicativo facilitam o envio de informações e registram automaticamente a
localização exata do incidente, acelerando a resposta dos bombeiros.
O superintendente do Centro
Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), delegado Cláudio Alvarez
Sant'Ana, pontuou que a inovação trazida pelo aplicativo traz eficiência aos
serviços.
“Ao eliminar a necessidade de comunicação oral no
atendimento às ocorrências, o aplicativo oferece um modelo visual de
atendimento que se mostra mais eficiente, representando um avanço significativo
no atendimento de emergências”, destacou o superintendente.
A plataforma desenvolvida por servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ficou em 1°lugar no Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, na categoria satisfação do cidadão ou servidor. A premiação ocorreu no dia 15 de abril e reconheceu 10 iniciativas de eficiência no serviço público estadual.
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