INOVAÇÃO

Seciteci realiza visita técnica ao Centro de Inovação da Unemat com objetivo de replicar suas experiências

Por Hemília Maia
20/09/2021

Visita é realizada com objetivo de replicar a experiência para todas as regiões de MT (Foto: Moisés Bandeira)

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e o Parque Tecnológico de Mato Grosso promoveram na última sexta-feira (17.09) uma visita técnica de Benshmarking ao Centro de Inovação Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A visita, transmitida ao vivo pelo canal da Seciteci no YouTube, tem o propósito de apresentar o Risc para os gestores dos 141 municípios de Mato Grosso com a ideia de replicar as experiências de sucesso desenvolvidas pelo Centro de Inovação e seus parceiros no município de Cáceres.




O ambiente de inovação e negócios Risc foi criado em 2016 como Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unemat e, de lá pra cá, já desenvolveu e concluiu projetos voltados para o desenvolvimento municipal, todos com foco em tecnologia e inovação, fora os projetos institucionais. Nesse período o Risc movimentou mais de 6 milhões de reais no desenvolvimento de suas ações sociais e de mercado que também contaram com parcerias público privadas.

Como secretário da Seciteci, Nilton Borges Borgato quis conhecer com mais profundidade o Centro de Inovação que se destacava pelas atividades e projetos em desenvolvimento. “Foi quando entendemos que essa iniciativa poderia ser multiplicada para outras regiões de Mato Grosso, e quando estava conhecendo mais, vendo os custos e benefícios, me animei mais ainda. Vi a necessidade de levar essa proposta simples, mas com excelentes resultados, para outros gestores. Vi a oportunidade de levar esse trabalho feito pela Unemat para todo o estado”.

O professor Robson Gomes de Melo, conhecido como professor Robinho, coordenador do Risc, explicou que o Centro de Inovação possui ações de inovação e que a partir de produtos criados com o processo de inovação, também realiza negócios. Entre os objetivos do Risc estão mentoria, incubação, aceleração, desenvolvimento e operacionalização de soluções, qualificação profissional, projetos sociais que visam tecnologia e geração de negócios de base tecnológica.


Com a visita técnica a Seciteci espera orientar e inspirar centros de inovação nascentes em Mato Grosso.

Participaram presencialmente prefeitos, autoridades municipais, secretários de consórcio, empresários e o presidente da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe), Valter Gustavo Danzer, servidores da Unemat, entre eles: a Diretora da Agência de Inovação (Aginov), Jussara Araújo e o professor Weily Toro Machado, um dos diretores do Risc.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!