LINGUÍSTICA

Egresso da Unemat publica artigo sobre contato linguístico entre Cáceres e San Matias

Por Lygia Lima
21/11/2022

A questão do contato linguístico entre Cáceres (Brasil)  e San Matias (Bolívia) é tema do artigo publicado pelo egresso do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Fernando Jesus da Silva e pelo professor espanhol Juan Manuel López Muñoz  na revista Interfaces. A publicação é vinculada a Universidade EStdual do Centro –Oeste (Unicentro, de Guarapuava – PR) e tem qualis B2.

 O artigo escrito em conjunto pelos dois professores doutores, tratam de uma particularidade linguística da fronteira oeste de Mato Grosso, e é resultante da tese de doutorado defendida por Fernando da Silva junto a Unemat.  A pesquisa trata sobre a diversidade linguística das cidades-gêmeas de Cáceres (Brasil) e San Matias (Bolívia), revela novos dados sobre a realidade sociolinguística desse espaço fronteiriço, como a expressão “atravessado” para designar a forma de falar do sujeito fronteiriço em contato com o português/espanhol, contexto este que se difere, por exemplo, do que se tem chamado de “portunhol” em outas regiões.   

 O egresso da Unemat, durante o seu período de formação, realizou em 2021, uma estância doutoral na Universidade de Cádiz – UCA, Espanha – onde teve a oportunidade de aprofundar sua pesquisa sobre o contato linguístico entre o português e o espanhol na fronteira Brasil-Bolívia sob orientação da professora doutora Jocineide Macedo Karim.  

Para a professor Jocineide, o trabalho de Fernando vem se tonando uma importante fonte de pesquisa para todos os interessados em compreender como se dá o contato linguístico em Cáceres e San Matias.

 Ela lembra que a Unemat, através do Programa de Pós-graduação strictu sensu em Linguística tem contribuído nos últimos anos para a produção científica de Mato Grosso e para formação de profissionais mais qualificados. Por meio de ações de internacionalização, a universidade procura divulgar as pesquisas realizadas na região, bem como, oportunizar a alunos e professores o contato com instituições importantes estrangeiras e pesquisadores renomados, a fim de estabelecer laços de cooperação e incentivo para novas investigações. 

 Os interessados em conhecer mais sobre a questão do contato linguístico entre Cáceres e San Matias, pode acesse o artigo por meio deste link: https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7207/5263 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!